Confira detalhes sobre as regras da taxa de limpeza da Uber
A Uber possui políticas específicas para motoristas parceiros e passageiros. Porém, poucos usuários conhecem em detalhe a Taxa de Limpeza, uma cobrança que pode chegar a R$ 350 em casos de sujeira ou danos ao veículo.
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Primeiramente, essa taxa é aplicada quando o passageiro causa algum tipo de sujeira que exige limpeza profissional, como forma de compensar o tempo e os custos do motorista parceiro, que precisa manter o veículo em perfeitas condições.
Mas afinal, em quais situações a Uber aplica essa cobrança? Nesta segunda-feira, 03, traremos todos os detalhes sobre o assunto.
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De acordo com informações do site oficial, a Uber pode cobrar do passageiros valores que variam entre R$ 50 até R$ 350, dependendo da gravidade da sujeira.
A cobrança ocorre quando o veículo fica inutilizável até que passe por higienização profissional.
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Desse modo, o valor da taxa de limpeza é repassado integralmente ao motorista, como forma de reembolso pelos custos de serviço.
A taxa de limpeza é aplicada em situações em que o passageiro suja o veículo de modo a impedir novas viagens – desde pequenos acidentes até mais graves.
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Os valores variam de acordo com o tipo e o nível da sujeira:
- Até R$ 50: sujeiras leves no interior ou exterior do carro, como líquidos ou manchas
- Até R$ 80: danos moderados causados por bebidas ou alimentos
- Até R$ 200: sujeiras extensas em tecidos ou partes de difícil limpeza
- Até R$ 350: casos graves envolvendo fluidos corporais
Além disso, a Uber avalia cada casa individualmente e determina o valor da taxa de acordo com o grau de limpeza necessário.
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Como motorista solicita a Taxa de Limpeza?
O motorista que tiver o carro sujo por um passageiro pode solicitar o reembolso diretamente no aplicativo. Veja como:
- Primeiramente, acesse o menu principal (ícone com três linhas no canto superior esquerdo)
- Em seguida, toque em Ajuda
- Selecione Ajuda com uma viagem
- Escolha a viagem em que ocorreu o incidente
- Vá em Mais Opções e selecione Problemas com Usuário
- Selecione Um usuário sujou meu veículo
- Siga as instruções e pronto
Para provar o incidente, o motorista deverá enviar algumas comprovações:
- Foto da sujeira
- Nota fiscal do serviço de limpeza com informações do veículo, motorista e empresa responsável pela limpeza
Por fim, a limpeza deve ser realizada em até 5 dias após o incidente e o pedido precisa indicar qual viagem causou o dano para a Uber cobrar o valor ao passageiro correto.
