Quase 1M de beneficiários não vão receber o Bolsa Família em agosto? Veja o que lei tem a dizer

Em agosto, quase 1 milhão de beneficiários não receberão o Bolsa Família
O Bolsa Família, sem dúvidas o principal programa de transferência de renda para as famílias em situação de vulnerabilidade do Brasil, terá quase 1 milhão de beneficiários a menos em agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), 958 mil famílias deixaram de receber o benefício em julho, principalmente por aumento da renda familiar.
De acordo com o órgão, a redução está ligada tanto à Regra de Proteção quanto ao desligamento direto por ultrapassar o limite de renda permitido. Dessa forma, ocorrendo por motivos positivos, graças a melhora nas condições de vida de milhares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Regra de Proteção, desligamento direto e possibilidade de retorno
A maior parte, cerca de 536 mil famílias, chegou ao prazo máximo de 24 meses na Regra de Proteção, o mecanismo que permite continuar no programa recebendo metade do valor mesmo após superar a renda mínima de R$ 218 por pessoa.
Já outros 385 mil lares ultrapassaram o teto de meio salário mínimo por integrante (R$ 759) e foram retirados do programa de forma definitiva, graças a essa melhora significativa na renda.
Ademais, vale ressaltar que quem deixa de receber o Bolsa Família pode retornar ao programa com prioridade, por meio da regra do Retorno Garantido, caso volte à condição de pobreza.
Ministro do MDS destaca a superação da pobreza extrema
De acordo com o ministro Wellington Dias, muitas famílias conseguiram estabilidade financeira ao conquistar empregos formais ou expandir pequenos negócios. Ele destacou que, desde 2023, quase 24 milhões de brasileiros superaram a situação de pobreza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atualização do Cadastro Único realizada em março acelerou o cruzamento de informações com bancos de dados como o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).
Agora, a verificação de renda é feita automaticamente, facilitando a identificação de famílias que não se enquadram mais nos critérios do programa. Desde 2023, cerca de 8,6 milhões de famílias deixaram de receber o benefício.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ministro também afirmou que muitos beneficiários estão migrando para a classe média, impulsionando o crescimento desse segmento no país.
Com essas mudanças, o número de famílias atendidas caiu para 19,6 milhões em julho, o menor desde o retorno do nome Bolsa Família, em março de 2023. Em setembro do mesmo ano, o programa chegou a alcançar 21,4 milhões de famílias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, qual o calendário de pagamentos do Bolsa Família em agosto?
- 1 – 18 de agosto
- 2 – 19 de agosto
- 3 – 20 de agosto
- 4 – 21 de agosto
- 5 – 22 de agosto
- 6 – 25 de agosto
- 7 – 26 de agosto
- 8 – 27 de agosto
- 9 – 28 de agosto
- 0 – 29 de agosto
Por fim, veja: Bolsa Família garante 10 pagamentos em agosto junto com saque extra aos beneficiários em 4 dias
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br