Quase R$3 bilhões: A compra colossal da Heineken de 2 cervejas rivais gigantes para aniquilar concorrentes

Heineken faz compra de 2 cervejas e aniquila concorrentes no atual mercado de bebidas do Brasil
Para a famosa Heineken se tornar essa grande potência no mundo das bebidas, a empresa teve que desbancar muito dinheiro, inclusive, fazer uma compra colossal de 2 cervejas gigantes para aniquilar concorrentes e ser reconhecida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, de acordo com informações do portal O Tempo, a cervejaria holandesa comprou a filial Kirin Holdings no Brasil por 660 milhões de euros, 2,2 bilhões de reais, no ano de 2017. Na época, o grupo japonês se pronunciou sobre a venda de sua filial explicando o motivo:
“Levando em conta os riscos associados à economia brasileira e a situação da concorrência em um mercado estancado, a Kirin chegou à conclusão de que seria difícil transformar o Brasil Kirin em uma atividade rentável”, explicou a companhia, em um comunicado de 2017.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que a Kirin era dona das grandes cervejas Schin e Devassa, que passou a ser posse da empresa Holandesa. Com o acerto milionário, a Heineken se tornou a 2° maior empresa de cerveja do país, atrás apenas da Ambev, a líder de produção.
A Brasil Kirin operava 12 fábricas com uma rede de vendas e distribuição próprias de produtos, e a holandesa viu a aquisição como uma oportunidade de expandir sua participação nos mercados do Norte e Nordeste do Brasil e aniquilar sua rival Ambev no país.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Desse modo, a transação, que foi sujeita à aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), foi considerada pela Heineken como um passo significativo para transformar suas operações no Brasil.
Além disso, segundo informações do Gazeta do Povo, a empresa também possui as marcas Kaiser, Sol e Bavara. Ela conseguiu esses grandes nomes através da compra do Fomento Econômico Mexicano SAB de CV, ou Femsa. A compra foi feita em 2010, por meio de uma transação avaliada em US$ 7,6 bilhões que aumentou a atuação da empresa na América Latina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é a marca de cerveja mais consumida no Brasil?
Segundo informações do Insights, a cerveja mais vendida no Brasil é a Skol, seguida pela Brahma e Antarctica. A Schin e Itaipava, ficam em quarto e quinto lugar. O top 3 das mais vendidas é composto por marcas da Ambev ( ABEV3), a grande empresa do setor presente na bolsa de valores brasileira.
É importante lembrar que o Brasil ocupa a terceira posição no ranking mundial dos maiores consumidores de cerveja, com 14.550 quilolitros s 69,7 litros por pessoa, de acordo com o relatório da Kirin Holdings Company, em 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Heineken – Foto: Internet/UOL

Todas as cervejas que a Heineken se tornou dona após comprar a Kirin Brasil (Reprodução: Boteco&Cerveja)

Unidade da Heineken (Foto: Reprodução / Internet)
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.