Se você contribuiu com o INSS por 15 anos, precisa saber de todas essas informações
A título de informação, a contribuição previdenciária é muito importante porque garante acesso a benefícios que fazem parte do dia a dia do trabalhador brasileiro. Assim, como aposentadoria, salário-maternidade, benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e pensão por morte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, isso quer dizer que apenas os brasileiros que contribuem com o INSS tem direito a tantos benefícios assim. Diante disso, muita gente acaba ficando com uma dúvida: “Já contribui por 15 anos. Agora posso me aposentar?”.
Bom, em síntese, para ter direito aos benefícios previdenciários, o interessado deve se inscrever no Regime Geral de Previdência Social (RGPS). Além disso, manter suas contribuições em dia, cumprindo os requisitos exigidos por lei.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, de acordo com informações do portal Ingracio ADV, aqueles que já tem 15 anos de contribuição, mas ainda é jovem e falta bastante tempo para completar a idade mínima, se ele parar de contribuir com 15 anos de contribuição fica limitado à aposentadoria por idade, sem a possibilidade de fazer jus a regras mais vantajosas.
No que diz respeito a regra de transição da aposentadoria por idade, por exemplo, quem tem 15 anos de contribuição pode se aposentar com 62 anos (mulher) e com 65 anos (homem). Também, será preciso ter 180 meses de carência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● O que o trabalhador precisa para ter direito a aposentadoria especial? INSS emite comunicado hoje (24)
● INSS libera pagamento de mais de R$ 1 mil hoje (24) a milhares de aposentados e +4 saques em setembro
● Informe sobre aposentadoria chega com isenção para CLTs que ficaram sem pagar o INSS por um tempo
Contudo, é importante falar ainda que se você se aposentar com 15 anos de contribuição, o valor da sua aposentadoria provavelmente será na faixa do salário mínimo.
No que diz respeito a aposentadoria por idade, que exige um tempo de contribuição reduzido, ocorre um cálculo diferenciado, com a aplicação de um redutor chamado de “coeficiente”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, conforme a fonte, com 15 anos de contribuição, você vai receber 60% da sua média.
Por fim, o valor do seu benefício não poderá ser inferior ao salário mínimo vigente (R$1.518,00 em 2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.