Recebo o BPC, tenho direito ao pagamento do 13° salário em 2025? O que o INSS diz

Quem recebe BPC tem direito ao 13º salário? Veja o que o INSS esclarece e quais outros direitos incluem nessa modalidade
Com o segundo semestre, alguns beneficiários do INSS, principalmente os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS), têm direito ao 13º salário, um dos abonos mais aguardados do ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Infelizmente, a resposta para essa pergunta é não, mas para entender melhor essa negativa e o motivo por trás dessa regra, é a condição desse benefício. Segundo informações oficiais do INSS, o BPC atende a dois grupos específicos:
- Pessoas de qualquer idade com deficiência que estejam em situação de vulnerabilidade social;
- Idosos com 65 anos ou mais que se enquadrem no mesmo critério.
Ou seja, o pagamento mensal do BPC corresponde a um salário mínimo e não requer contribuições anteriores à Previdência Social, por ter um caráter assistencial. Por esse motivo, não faz sentido o pagamento do abono, uma vez que não se trata de um salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O 13º salário é um direito garantido apenas para benefícios previdenciários, que incluem:
- Aposentadorias;
- Pensão por morte;
- Auxílio-doença, auxílio-acidente e salário-maternidade.
Todos esses benefícios dependem de contribuições prévias ao INSS.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Apesar de ser uma regra relativamente antiga, ela permanece válida em 2025.
Embora existam algumas propostas legislativas, as quais tentam incluir o abono natalino para os beneficiários do BPC, nenhuma delas avançou a ponto de alterar a lei atual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MAS ATENÇÃO! A ausência do 13º não configura corte ou perda de direito, trata-se de uma característica prevista pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), que define o BPC como política de proteção social mínima.
Como complementar o direito do BPC sem comprometer o benefício?
No entanto, existem alternativas complementares, de certa forma, as quais ajudam a aliviar as contas de quem recebe esse benefício assistencial e logo potencializar o poder aquisitivo pela economia que se gera.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A principal é a inclusão da família em programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, desde que respeitados os limites de renda per capita familiar.
Como o BPC não é contabilizado como renda para fins de acesso ao Bolsa Família, os beneficiários podem acumular legalmente os dois benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outras formas de auxílio incluem:
- Tarifa Social de Energia Elétrica, que reduz o valor da conta de luz;
- Benefícios estaduais ou municipais, como transporte público gratuito;
- Desconto ou isenção do IPTU;
- Programas públicos de acesso facilitado a medicamentos.
Como manter o BPC ativo?
Para garantir o BPC e o acesso a outros programas sociais, é essencial manter o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado.
Esse registro é a principal porta de entrada para políticas sociais e deve refletir com precisão a renda e a composição familiar.
O ideal é atualizar os dados pelo menos uma vez ao ano ou sempre que houver mudanças de residência, número de familiares ou renda declarada.
MAS ATENÇÃO! Beneficiários devem atualizar informações exclusivamente pelos canais oficiais do governo e evitar fornecer dados a terceiros ou por links suspeitos a fim de se livrar de supostos golpes.
Para saber mais informações do INSS, clique aqui. *
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.