R$250 MILHÕES: A venda do banco ITAÚ para rival, após mais de 40 anos, em meio à crise financeira em país

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

06/10/2023 8h00

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Banco Itaú foi vendido para rival, em país, em meio à crise econômica (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

A venda do Banco Itaú, após 40 anos, para rival  e o comunicado oficial emitido pela instituição financeira

Em agosto de 2023, mais precisamente no dia 24 de agosto, o Banco Itaú Unibanco fez um anúncio oficial ao fechar um acordo para vender TODAS as suas operações em país, após mais de 40 anos de atividades, para um banco rival devido à forte crise que se instaurava.

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Estamos falando do Banco Macro, uma instituição local da Argentina, que opera no país latino americano desde 1988. O valor da venda rendeu ao cofres do  Itaú a quantia de R$ 250 milhões. 

De acordo com o portal G1, o Banco Itaú já atuava na Argentina por 44 anos.

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Atendimento garantido

Ainda de acordo com o G1, por meio de um comunicado oficial, o Itaú fez questão de informar que, após a conclusão do negócio, o atendimento aos clientes corporativos locais e regionais não seriam afetados.

O banco também afirmou que iria fazer um pedido na Argentina e no Brasil para abertura de escritório de representação em território argentino.

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O presidente do Itaú na Argentina, Paraguai e Uruguai, André Gailey, deu a seguinte declaração:

“Continuaremos com presença na Argentina por meio de um escritório de representação local, e seguiremos atendendo os nossos clientes corporativos e de wealth e private bank a partir das nossas unidades do banco no Brasil e nas demais unidades externas” – Afirmou ele, representando a instituição,  na ocasião

Vale dizer que na América Latina, além de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, o Itaú também mantém operações no Chile e Colômbia.

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Especulações e crise

O Itaú Unibanco não informou, na época, o motivo para a venda da operação na Argentina, cujo anúncio ocorreu no mesmo dia em que o Brics (que reúne Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) fez convite formal para entrada do país no grupo.

Porém, a venda da operação, aconteceu  poucos dias depois que o candidato presidencial de extrema-direita Javier Milei vencer as eleições primárias no país, surpreendendo analistas políticos.

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Mateus Haag, da Guide Investimentos, declarou que essa transação já estava no radar do mercado, uma vez que o banco já havia informado em junho deste ano de 2023 que estava em negociação preliminar com o Banco Macro.

Segundo ele, 80% da carteira de crédito do Itaú Unibanco na América Latina estava concentrada nas operações do Chile e da Colômbia.

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Fora isso, o banco Itaú passava pela mesma  crise econômica que os bancos enfrentavam na Argentina, cujo país ainda sofre  com a inflação que acaba refletindo nos créditos concedidos.

De acordo com o G1, as ações do Itaú também exibiam uma queda de 0,7%, na Argentina,  enquanto o Ibovespa recuava 0,34%.

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O presidente do Banco Macro, após a compra, em comunicado oficial à imprensa disse: “Agora, dobraremos nossa presença na área metropolitana de Buenos Aires”

Como foi a trajetória do Itaú na Argentina?

Ainda de acordo com o G1, o Itaú ingressou na Argentina no ano de 1979, com a criação de uma operação de atacado para atender transações de comércio exterior de multinacionais.

Em 1995, o banco iniciou operações de varejo, abrindo a primeira agência na Argentina. Vale dizer que o Itaú Unibanco comprou o Banco del Buen Ayre no ano de 1998, mudando a razão social para Banco Itaú Argentina em 2008.

O Itaú Argentina era, até o final do ano de 2022, o 16º maior banco do país em total de empréstimos em pesos argentinos, e o 11º considerando apenas bancos privados, com uma participação no mercado de 2,1%.

O banco operava, na época, em 67 agências e pontos de atendimento. A carteira de crédito do Itaú Argentina no final de junho deste ano era de 9,1 bilhões de reais, queda de 10,4% sobre um ano antes.

Já o Banco Macro se consolida como o maior banco privado de capital argentino no país, com 565 agências, 9,4 mil funcionários e 6 milhões de clientes.

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Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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