Clientes sem chão e R$ 420M pelos ares: Rede de supermercado amada anuncia fim de atividades após anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

09/12/2024 9h30

4 min de leitura

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Supermercado 100% online se despede do Brasil após anos (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Canva/TV Foco)

Rede de supermercado amada por muitos brasileiros encerra as suas atividades e deixa um comunicado que deixa clientes sem chão

A despedida de um supermercado, na maioria das vezes, tira o chão de muitos consumidores. Ainda mais quando a empresa oferece comodidades extras, como compras remotas e entregas programadas.

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Esse é o caso do Justo, rede de supermercado amada por muitos, 100% digital que anunciou o encerramento de suas operações no Brasil, cuja qual foi concluído no último sábado, 7 de dezembro.

Após três anos de atuação no país, a startup mexicana deixa o mercado brasileiro, apesar de sua proposta inovadora e de um recente investimento significativo.

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Supermercado Justo (Foto Reprodução/Justo)
Supermercado Justo (Foto Reprodução/Justo)

Sendo assim, a partir de informações do portal O Tempo, a equipe especializada em serviços do TV Foco, traz mais informações sobre o ocorrido e as possíveis razões que fizeram ele se despedir.

Bye Bye Justo!

Conforme mencionamos, o Justo comunicou o fim das operações neste último fim de semana, mas agradeceu aos consumidores em sua conta brasileira no Instagram.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Comunicado Supermercado digital Justo (Foto: Reprodução / Instagram)
  • As vendas no site e no app foram encerradas na sexta-feira, 6 de dezembro, apesar do adeus oficial ter sido no sábado.
  • A empresa começou suas operações em outubro de 2021, em plena pandemia de Covid-19. Mas, a empresa foi criada em 2019 no México por Ricardo Weder, mexicano, e Ricardo Martinez, brasileiro.
  • Há pouco mais de um mês, a startup recebeu um aporte de US$ 70 milhões (cerca de R$ 420 milhões) – aqui foi pelos ares – mas que será direcionado às operações no México, onde firmou parceria com a Amazon;

Dificuldades enfrentadas:

Apesar de oferecer conveniência com produtos variados e entregas rápidas, o modelo de supermercado 100% digital enfrentou desafios:

Logística complexa:

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  • Demandas específicas de manipulação, armazenamento e transporte para alimentos frescos e perecíveis.
  • Necessidade de atender entregas rápidas em um mercado competitivo como o brasileiro.

Infraestrutura no Brasil:

  • Dependência de modais rodoviários encarece e dificulta a operação.
  • Tributos variados por estado, município e federação complicam o planejamento fiscal e contábil.

Mercado altamente competitivo:

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  • Empresas como iFood, Rappi, Daki, Carrefour e Pão de Açúcar absorveram grande parte da clientela, com operações híbridas ou parcerias que diversificam os serviços.

Comunicado do Justo:

Em uma mensagem deixada através do app do Justo, a rede de supermercados deixou o seguinte anúncio:

“Sentimos muito, mas todas as operações do Supermercado Justo no Brasil chegaram ao fim! chegaram ao fim! Obrigado por fazer parte da nossa trajetória”.

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Anúncio do Supermercado Justo pelo APP (Foto Reprodução/Justo)

    Como está o crescimento de vendas de alimentos online no Brasil?

    Embora o encerramento do Justo represente um revés, o setor de alimentos online continua a crescer:

    • Segundo o Relatório Webshoppers da NielsenIQ Ebit (abril de 2023), o segmento de alimentos registrou aumento de 26,2% nas vendas online.
    • 32% dos entrevistados afirmaram usar aplicativos de supermercado pelo menos uma vez ao mês, 3 pontos percentuais a mais que em 2022.

    Esses números reforçam a demanda crescente por compras online, mas também evidenciam a necessidade de modelos econômicos mais robustos para sustentar operações exclusivamente digitais.

    Como comprar em plataformas online de supermercados com mais segurança, após a saída do Justo?

    Para o consumidor que busca alternativas seguras e práticas, algumas dicas são importantes:

    • Prefira plataformas híbridas: Opte por redes que combinam lojas físicas e online, como Carrefour ou Pão de Açúcar, para garantir maior segurança na entrega.
    • Pesquise a reputação: Certifique-se de que a empresa tem infraestrutura confiável para lidar com produtos perecíveis.
    • Planeje compras recorrentes: Aplicativos como iFood e Rappi permitem agendamento de compras, uma opção prática e escalável.
    • Atenção às promoções: Períodos como Black Friday podem trazer vantagens, mas verifique condições e prazos de entrega.

      Considerações finais:

      Em suma, o encerramento das atividades do Justo no Brasil marcou o fim de uma operação inovadora, mas também evidencia as dificuldades estruturais de negócios 100% digitais no país.

      Ao fazer a transição para outros serviços, consumidores devem buscar empresas que ofereçam segurança logística e diversidade de opções, além da praticidade do modelo online.

      Mas, para saber de outras informações de fins de supermercado no Brasil, clique aqui*.

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      NOTÍCIAS DE PARCEIROS

      Autor(a):

      Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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