Clientes sem chão e R$ 420M pelos ares: Rede de supermercado amada anuncia fim de atividades após anos

Rede de supermercado amada por muitos brasileiros encerra as suas atividades e deixa um comunicado que deixa clientes sem chão
A despedida de um supermercado, na maioria das vezes, tira o chão de muitos consumidores. Ainda mais quando a empresa oferece comodidades extras, como compras remotas e entregas programadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse é o caso do Justo, rede de supermercado amada por muitos, 100% digital que anunciou o encerramento de suas operações no Brasil, cuja qual foi concluído no último sábado, 7 de dezembro.
Após três anos de atuação no país, a startup mexicana deixa o mercado brasileiro, apesar de sua proposta inovadora e de um recente investimento significativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações do portal O Tempo, a equipe especializada em serviços do TV Foco, traz mais informações sobre o ocorrido e as possíveis razões que fizeram ele se despedir.
Bye Bye Justo!
Conforme mencionamos, o Justo comunicou o fim das operações neste último fim de semana, mas agradeceu aos consumidores em sua conta brasileira no Instagram.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

- As vendas no site e no app foram encerradas na sexta-feira, 6 de dezembro, apesar do adeus oficial ter sido no sábado.
- A empresa começou suas operações em outubro de 2021, em plena pandemia de Covid-19. Mas, a empresa foi criada em 2019 no México por Ricardo Weder, mexicano, e Ricardo Martinez, brasileiro.
- Há pouco mais de um mês, a startup recebeu um aporte de US$ 70 milhões (cerca de R$ 420 milhões) – aqui foi pelos ares – mas que será direcionado às operações no México, onde firmou parceria com a Amazon;
Dificuldades enfrentadas:
Apesar de oferecer conveniência com produtos variados e entregas rápidas, o modelo de supermercado 100% digital enfrentou desafios:
Logística complexa:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Demandas específicas de manipulação, armazenamento e transporte para alimentos frescos e perecíveis.
- Necessidade de atender entregas rápidas em um mercado competitivo como o brasileiro.
Infraestrutura no Brasil:
- Dependência de modais rodoviários encarece e dificulta a operação.
- Tributos variados por estado, município e federação complicam o planejamento fiscal e contábil.
Mercado altamente competitivo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Empresas como iFood, Rappi, Daki, Carrefour e Pão de Açúcar absorveram grande parte da clientela, com operações híbridas ou parcerias que diversificam os serviços.
Comunicado do Justo:
Em uma mensagem deixada através do app do Justo, a rede de supermercados deixou o seguinte anúncio:
“Sentimos muito, mas todas as operações do Supermercado Justo no Brasil chegaram ao fim! chegaram ao fim! Obrigado por fazer parte da nossa trajetória”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como está o crescimento de vendas de alimentos online no Brasil?
Embora o encerramento do Justo represente um revés, o setor de alimentos online continua a crescer:
- Segundo o Relatório Webshoppers da NielsenIQ Ebit (abril de 2023), o segmento de alimentos registrou aumento de 26,2% nas vendas online.
- 32% dos entrevistados afirmaram usar aplicativos de supermercado pelo menos uma vez ao mês, 3 pontos percentuais a mais que em 2022.
Esses números reforçam a demanda crescente por compras online, mas também evidenciam a necessidade de modelos econômicos mais robustos para sustentar operações exclusivamente digitais.
Como comprar em plataformas online de supermercados com mais segurança, após a saída do Justo?
Para o consumidor que busca alternativas seguras e práticas, algumas dicas são importantes:
- Prefira plataformas híbridas: Opte por redes que combinam lojas físicas e online, como Carrefour ou Pão de Açúcar, para garantir maior segurança na entrega.
- Pesquise a reputação: Certifique-se de que a empresa tem infraestrutura confiável para lidar com produtos perecíveis.
- Planeje compras recorrentes: Aplicativos como iFood e Rappi permitem agendamento de compras, uma opção prática e escalável.
- Atenção às promoções: Períodos como Black Friday podem trazer vantagens, mas verifique condições e prazos de entrega.
Considerações finais:
Em suma, o encerramento das atividades do Justo no Brasil marcou o fim de uma operação inovadora, mas também evidencia as dificuldades estruturais de negócios 100% digitais no país.
Ao fazer a transição para outros serviços, consumidores devem buscar empresas que ofereçam segurança logística e diversidade de opções, além da praticidade do modelo online.
Mas, para saber de outras informações de fins de supermercado no Brasil, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.