R$ 5 bilhões em dívidas e falência decretada: O fim decadente de rival da Chevrolet que sucumbiu em crise

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

14/10/2023 13h08

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Chevrolet e marca que teve falência decretada (Foto: Reprodução, Montagem, TV Foco)

Enorme marca de carros que ameaçava a Chevrolet, teve falência decretada após apresentar uma divida bilionária

Grandes marcas de veículos podem deixar o Brasil, à medida que a indústria enfrenta baixa produção e falta de demanda no mercado local. A indústria automobilística brasileira enfrenta um cenário complicado, com produção e demanda abaixo da média histórica de carros. Apesar do aumento de 8% na produção nos primeiros três meses de 2023 em comparação com o mesmo período de 2022, o setor ainda enfrenta desafios. Algumas chegam a decretar falência.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, afirma que montadoras globais de carro podem deixar o país. Ele atribui a situação à falta de demanda e à crescente concorrência de produtos asiáticos no mercado brasileiro e nos países vizinhos.
Linha de produção de uma montadora de carro (Foto: Reprodução, GYM)

Linha de produção de uma montadora de carro (Foto: Reprodução, GYM)

Mas se engana quem pensa que apenas no Brasil grandes marcas enfrentam problema. Na china, uma grande concorrente da Chevrolet acabou decretando falência.

A startup chinesa de veículos elétricos (VE) WM Motor declarou falência, juntando-se a uma crescente lista de startups de VE anteriormente promissoras que caíram em insolvência. Contudo, apesar do apoio de grandes empresas como Baidu e Tencent, a WM Motor não conseguiu competir no competitivo mercado chinês de VE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Automotive Business, a WM Motor havia levantado mais de US$ 5,3 bilhões em financiamento, mas enfrentou desafios no gerenciamento de problemas operacionais devido à pandemia, estagnação do mercado de capitais, dificuldade em garantir capital e volatilidade nos preços das matérias-primas. O impacto da COVID-19 na indústria automotiva não pode ser subestimado, já que fabricantes de automóveis em todo o mundo enfrentaram fechamento de fábricas, interrupções logísticas e aumento nos preços de semicondutores devido à escassez de chips.

Carro da WM Motor, empresa que teve falência decretada (Foto: Reprodução, Bamboo Works)

Carro da WM Motor, empresa que teve falência decretada (Foto: Reprodução, Bamboo Works)

Qual é a marca de carro mais vendida?

Segundo o Auto esporte, quem ainda lidera é a Toyota, com 9,8% do mercado mundial. Segundo o levantamento da consultoria, foram vendidos 5,5 milhões de automóveis vendidos nos 37 principais mercados do planeta. Em segundo lugar está a Volkswagen com 6,5% e a Honda, com 4,9%, ficou com a terceira posição.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.