R$1518 garantidos: Doença n°1 que libera pagamento do INSS é mais comum do que se pensa e você pode ter

Tudo o que você precisa saber sobre a doença que lidera os pagamentos do INSS. Fique por dentro aqui no tvfoco.

12/03/2025 15h30

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS - Montagem: TVFOCO

Tudo o que você precisa saber sobre a doença que lidera os pagamentos do INSS

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), segue sendo uma das principais autarquias do Brasil que garante a aposentadoria de milhões de brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, os benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) são: Seguro Desemprego; Aposentadorias por idade, tempo de contribuição, invalidez, ou por morte; Auxílios, como auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, salário-família; Pensão por morte, que é paga aos dependentes do segurado; Benefícios assistenciais e Salário-maternidade.

Diante disso, de acordo com informações do G1, o portal de notícias da Globo, nesta quarta-feira (12), vocês saberão quais é a doença número 1 que libera o pagamento do INSS, sendo inclusive, mais comum do que se pensa e você pode ter.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

DOR NA COLUNA

Estamos falando a respeito da dor na coluna. De acordo com informações do g1, o portal de notícias da Globo, a dor na coluna acabaram liderando os motivos de afastamento do trabalho em 2024.

Além disso, dados da Ministério da Previdência Social apontam que mais de 3,5 milhões de pessoas tiveram benefícios concedidos por incapacidade temporária no país no ano passado.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A título de informação, o benefício por capacidade temporário, antigamente conhecido como auxílio-doença, se trata, em suma, de um benefício do INSS destinado a segurados que ficam temporariamente incapacitados para o trabalho por doença ou acidente, devendo ser comprovado por meio de perícia médica.

Sendo assim, essa doença popular, que afeta grande parte da população brasileira, a dor na coluna e hérnia de disco foram as doenças que mais geraram benefícios por incapacidade temporária no ano de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS – Foto: Internet

CONCLUSÃO

De acordo com informações do G1, é possível conseguir o benefício, devido dor na coluna, quando o trabalhador precisa se afastar do serviço por mais de 15 dias. Além disso, acaba sendo necessário passar por uma perícia médica.

No ano de 2024, mais de 3,5 milhões de afastamentos foram liberados pelo Ministério da Previdência. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais doenças dão direito ao benefício por capacidade temporário?

Confira a seguir, uma lista com algumas outras doenças que podem dar direito ao benefício do INSS:

  • tuberculose ativa
  • hanseníase
  • alienação mental
  • neoplasia maligna
  • cegueira
  • paralisia irreversível e incapacitante
  • cardiopatia grave
  • doença de Parkinson
  • espondiloartrose anquilosante
  • nefropatia grave
  • estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante)
  • síndrome da deficiência imunológica adquirida – Aids
  • contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada
  • hepatopatia grave.
Meu INSS – Foto: Internet

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DE TODAS AS NOTÍCIAS A RESPEITO DO INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.