Dívida de R$2BI: Companhia aérea tem falência devastadora anunciada por Bonner no JN

William Bonner anuncia falência de companhia aérea gigantesca da América Latina, durante o Jornal Nacional, e dívida de bilhões devastadora
Grande companhia aérea da América Latina enfrenta falência gigantesca e jornalista William Bonner confirma dívida bilionária durante o Jornal Nacional.
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“O Tribunal de Justiça de São Paulo decretou a falência do Grupo Itapemirim”, confirmou o jornalista em setembro de 2022.
“A empresa de transporte rodoviário e aéreo estava em recuperação judicial desde 2016, com dívidas de mais de R$2 bilhões”, completou Bonner.
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Portanto, segundo informações do JN, a decisão da justiça se deu após o grupo acumular dívidas de R$2,2 bilhões em tributos e R$253 milhões com credores.
A falência do grupo foi decretada a pedido da Travel Technology Interactive do Brasil Solução em Software Ltda., um dos credores da empresa. A decisão judicial determinou que o escritório responsável pela falência:
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- Vendesse os bens da massa falida em 180 dias
- Entregasse um plano para cumprir os compromissos da empresa em 60 dias
- Apresentasse a lista de credores
Contudo, segundo o Diário do Transporte, a Transportadora Turística Suzano (Suzantur) assumiu a marca Itapemirim, sob o nome de “Nova Itapemirim”, após a falência do Grupo.
Desse modo, a Suzantur passou a operar as linhas da Itapemirim e Kaissara por meio de arrendamento desde 4 de março de 2023.
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A Nova Itapemirim-Suzantur anunciou a volta de 28 linhas de ônibus interestaduais a partir de outubro de 2024.
Inclusive, a empresa estima que até o início de 2025, 100% da malha da Itapemirim-Kaissara estará novamente em funcionamento.
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Como o Grupo Itapemirim chegou a falência?
A história do Grupo Itapemirim é marcada por grandes conquistas e falências:
- Família Cola fundou a empresa, por Camilo Cola, veterano da Segunda Guerra Mundial.
- Itapemirim foi a maior viação de ônibus da América Latina e ficou conhecida por seus ônibus amarelos.
- Desenvolveu o primeiro ônibus com três eixos do Brasil.
- Também fabricou seus próprios chassis e carrocerias, através da divisão Tecnobus.
- A Itapemirim teve uma empresa aérea, a Itapemirim Transportes Aéreos (ITA), que operou voos de carga em 1991 e voos de passageiros em 2021.
- O Grupo Itapemirim entrou com pedido de recuperação judicial em 2016 e passou a ser de Sidnei Piva de Jesus em 2017.
- Justiça decretou a falência do Grupo Itapemirim em 2022.
- A marca Itapemirim passou a ser operada pela Suzantur, sob o nome de “Nova Itapemirim”

Conclusões finais
Em síntese, a falência do Grupo Itapemirim marcou um capítulo crítico na história do transporte brasileiro, mas a retomada pela Nova Itapemirim-Suzantur sinaliza um futuro promissor.
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Desse modo, com a reativação das linhas interestaduais e a expectativa de plena operação até 2025, a empresa busca reerguer a marca e reconquistar a confiança dos passageiros.
Esse esforço reafirma a importância de uma gestão sólida para superar desafios e garantir a continuidade de serviços essenciais ao público.
Contudo, confira a história de outras empresas que entraram em falência, aqui com a TV Foco!

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Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.