R$7B e intervenção do Banco Central: O fim de banco nº1 de São Paulo após ser engolido pelo Santander

O banco queridinho de São Paulo teve o fim decretado depois de sofrer uma intervenção do Banco Central e ser engolido pelo Santander
3 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

O fim de banco nº1 de São Paulo - Foto: Montagem

O banco queridinho de São Paulo teve o fim decretado depois de sofrer uma intervenção do Banco Central e ser engolido pelo Santander

Os bancos são grandes aliados da população de modo geral. Inclusive, apenas no Brasil, existem inúmeras instituições financeiras. Todavia, é válido dizer que esse número já veio a ser muito maior, visto que algumas sucumbiram pelo meio do caminho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, falaremos do adeus de um banco tradicional de São Paulo e tido como o nº1 da capital paulista, deixando clientes desesperados. Diante disso, o time de especialistas do TV FOCO, traz à tona maiores detalhes do adeus após a instituição ser engolida pelo Santander.

Afinal, de qual banco estamos falando?

Em suma, estamos se referindo ao Banco do Estado de São Paulo (Banespa). Fundado no dia (14) de julho de 1909, ele veio a ser um dos bancos mais importantes do estado de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A grande realidade é que, o governo criou o Banco do Estado de São Paulo (Banespa) para financiar a agricultura e impulsionar o desenvolvimento econômico paulista. Assim, por muitas décadas, o Banespa teve um papel fundamental na economia do estado, garantindo crédito para empresas, governos e cidadãos.

O Banco do Estado de São Paulo foi vendido para o Santander – Foto: Divulgação/Internet

Todavia, depois de enfrentar dificuldades financeiras na década de 1990, o governo privatizou o banco nos anos 2000. Ocorre que, ele sofreu uma intervenção do Banco Central, passando a ser gerido pelo Sistema de Regime de Administração Especial Temporário (RAET).

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, no mesmo ano, outro gigante entrou em cena, sendo ele o rival Santander. Ocorre que, a instituição não pensou duas vezes antes de adquiri-lo.

Venda colossal

Vale mencionar que, de acordo com informações do jornal Folha de S.Paulo, no dia (21) de novembro de 2000, a rede espanhola comprou o Banespa por incríveis R$ 7,05 bilhões. É importante mencionar ainda que, na época, esse veio a ser o maior valor pago por uma privatização no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante da compra, o Santander tratou de integrar os clientes e as 674 agências do Banespa à sua estrutura. Ademais, no dia (31) de agosto, o banco adotou as cores da instituição espanhola e, 9 meses depois, recebeu uma nova logomarca alinhada à identidade visual da companhia financeira.

É importante dizer que, mesmo tenham operado de forma separada por um tempo, o antigo Banespa hoje compõe o Grupo Santander Banespa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Santander é um dos principais bancos do país (Reprodução: Internet)

Considerações finais

Veja a notícia de outro fim de banco CLICANDO AQUI.

Por que o Santander está fechando agências?

Em suma, o Santander está fechando agências para se adaptar ao comportamento do cliente, que está preferindo os canais digitais. Essa estratégia de reestruturação visa reduzir custos e focar no atendimento online.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile