Raquel sacrificada e assassinat0 de protagonista: O final jamais pensado de Vale Tudo

Mistério e reviravolta: Saiba tudo sobre um final surpreendente e nunca pensado envolvendo Raquel e mais uma morte de protagonista em Vale Tudo
Poucas frases na teledramaturgia brasileira atravessaram o tempo como a pergunta que assombrou o país em 1988 por conta da primeira versão de Vale Tudo: “Quem matou Odete Roitman?”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse mistério criado às pressas por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères tornou-se um marco da cultura pop brasileira. Porém, o que muitos não sabem é que a morte da vilã, interpretada por Beatriz Segall, nem sequer estava prevista no roteiro original.
Isso porque a história teria um final nunca pensado pelos telespectadores, e ainda mais trágico, envolvendo o assassinato de outro protagonista chave e um sacrifício descomunal de Raquel Accioli (Regina Duarte).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fim nunca falado:
De acordo com o NSC, o final inicialmente pensado por Gilberto Braga previa tal sacrifício devastador, o qual faria Raquel se entregar à polícia para proteger a filha, Maria de Fátima (Glória Pires).
Pois é, na trama original, Maria de Fátima cometeria o assassinato de outro protagonista, o inescrupuloso Marco Aurélio (Reginaldo Faria), e a recém-empresária encobriria o crime assumindo toda a culpa.
A ideia era mostrar até onde uma mãe seria capaz de ir para defender a filha que a traiu e a destruiu.
Mas a Globo decidiu esticar esse “chiclete” em mais 24 capítulos. Com isso, surgiu a solução que mudaria o rumo de Vale Tudo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Odete Roitman morre com três tiros no lugar de Marco Aurélio. A autora do crime? Leila (Cássia Kis), que atirou por engano.
Ou seja, o que era uma adaptação emergencial se tornou uma das maiores viradas da televisão brasileira, inspirando dezenas de novelas que exploraram mistérios semelhantes nos anos seguintes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, o que muda no remake de Vale Tudo?
No remake de 2025, a pergunta continua a mesma, mas a resposta será diferente.
A emissora confirmou que a nova versão não repetirá o desfecho original. A identidade do assassino (ou assassina) de Odete Roitman será inédita, embora cercada pelo mesmo clima de tensão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A nova Odete, interpretada por Débora Bloch, mantém o perfil cruel e manipulador da original, o que garante uma longa lista de possíveis algozes:
- Raquel (Taís Araújo);
- Ivan (Renato Góes);
- Leila (Carolina Dieckmann);
- Fátima (Bella Campos);
- Até Marco Aurélio (Alexandre Nero).
Todos eles surgem como suspeitos viáveis. Mas, como é de se esperar, até agora, a Globo tem mantido sigilo absoluto sobre a autoria do crime, mas o público já aposta em um nome totalmente fora do radar.
Mas para saber mais sobre a trama, clique aqui*.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.