Fim de 1.000 agências e calote de 7 bilhões: Banco tão famoso quanto Itaú sofre com falência devastadora

1.000 agências indo pelos ares e adeus de banco tão popular como o Itaú chega como uma bomba; confira os detalhes

08/05/2025 0h20

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
Fim de 1.000 agências e calote de 7 bilhões: Banco tão famoso quanto Itaú sofre com falência devastadora - Foto: Montagem

É fato dizer que os bancos acabam sendo uma parte essencial da vida de milhões de cidadãos. Afinal, instituições financeiras como o Itaú, disponibilizam serviços essenciais e que fazem parte do dia a dia de todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, além do sucesso de muitas empresas financeiras, outras companhias acabam não prosperando como gostariam e tendo o desfecho decretado. Aliás, esse é o caso de uma banco famoso que acabou sofrendo com falência devastadora.

Diante da situação, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do UOL, traz à tona maiores detalhes sobre o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, de qual banco estamos falando?

Em suma, estamos se referindo ao Bamerindus. Depois de décadas de protagonismo no cenário financeiro do Brasil, o Banco Mercantil e Industrial do Paraná S/A, popularmente conhecido como Banco Bamerindus, bateu o martelo e deu fim na sua trajetória.

O adeus veio diante de dívidas e escândalos que abalaram sua reputação e levaram à intervenção do Banco Central do Brasil que culminou em falência.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
O Banco teve sua massa falida comprada por rival (Reprodução: Internet)

Fundado em 1929, o Banco Bamerindus atingiu o auge nas décadas de 80 e 90. Vale dizer que, suas campanhas publicitárias, principalmente o jingle “O tempo passa, o tempo voa; e a ‘Poupança Bamerindus’ continua numa boa”, foram responsáveis por marcar uma geração de brasileiros.

Expansão

Ademais, sob o comando de José Eduardo de Andrade Vieira, filho do fundador Avelino Vieira, o banco expandiu rápido, contando com uma média de 200 novas agências no ano de 1989 e consolidando-se como o segundo maior banco privado do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, situações como ter jingles marcantes em comerciais, presença na TV Brasileira e expansão estratégica, marcaram ainda mais o crescimento da instituição.

Crise e intervenção do Banco Central

Todavia, a partir da década de 90, o Bamerindus passou a lidar com sérias dificuldades financeiras. Já em 1993, a União inscreveu a instituição no cadastro de devedores, com uma dívida superior a 7 bilhões e meio de cruzeiros, equivalente à cerca de R$ 2,5 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todavia, no ano de 1997, a intervenção do Banco Central revelou um rombo bilionário nas contas do Bamerindus, tornando inevitável o calote aos correntistas.

depois da intervenção, transferiram os ativos saudáveis do banco para o HSBC, que, em 1997, assumiu 1.241 agências. Os ativos problemáticos foram, então, encaminhados à massa falida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, no a no de 2013, o BTG Pactual firmou um acordo com o Fundo Garantidor de Créditos, assumindo direitos sobre ativos remanescentes e detendo controle sobre 98% do capital social do banco.

O fim de banco nº1 de BH, MG, após ser liquidado no Brasil - Foto: Montagem
O fim de banco nº1 como o Itaú – Foto: Montagem

Considerações finais

  • O Bamerindus, fundado em 1929, foi um dos mais icônicos do Brasil antes de sua falência em 1997;
  • Sob liderança de José Eduardo de Andrade Vieira, tornou-se o 2° maior banco privado do país nos anos 80/90;
  • A expansão acelerada precedeu a crise financeira dos anos 90;
  • Em 1993, a dívida com a União ultrapassava 7,5 bilhões de cruzeiros (R$ 2,5 milhões);
  • O Banco Central interveio em 1997 ao descobrir um rombo bilionário nas contas
  • O HSBC assumiu 1.241 agências e os ativos saudáveis, enquanto os problemáticos foram para massa falida.

Veja mais notícias sobre falência de banco CLICANDO AQUI.

Qual é o maior Banco do Brasil hoje?

Em suma, o maior do Brasil em termos de ativos totais é o Itaú Unibanco. Em termos de número de clientes, a Caixa Econômica Federal é o maior. O Nubank também é uma das maiores instituições do Brasil em termos de número de clientes, tendo ultrapassado o Itaú nesse quesito.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.