Real em papel vai acabar? O que o Banco Central tem a dizer

Banco Central confirma a real sobre o fim das cédulas de dinheiro e deixa o público ciente da decisão. Uma nova moeda vem aí para substituir
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco Central abre o jogo sobre o fim das cédulas do real (Foto: Divulgação)

O Banco Central confirmou a real sobre a extinção das cédulas do real e todos os brasileiros precisam ficar cientes do que irá acontecer com as notas nos próximos anos

Com a evolução da tecnologia, ascensão do pix e digitalização acelerada do processo de pagamentos, muitos querem saber se as cédulas irão chegar ao fim. O Banco Central confirmou o futuro das notas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Primeiramente, a instituição afirma que não tem interesse em acabar com as cédulas, afinal, há muitos brasileiros que ainda tem o interesse de usar elas. Contudo, o BC entende que o uso diminuiu.

Com a ascensão do Pix, muitas pessoas pararam de usar dinheiro físico e focam apenas nas transações online. Então, o Banco Central sabe que precisa acompanhar o avanço tecnológico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma palestra no evento Blockchain Rio 2024, promovido pelo Blockchain Rio, em julho do ano passado, o presidente do BC na ocasião, que era Campos Neto, comentou sobre o futuro das cédulas.

O que o Banco Central fará com as notas?

Primeiramente, ele afirmou que os próximos passos da instituição seriam no sentido de avançar com o Drex, a nova moeda digital brasileira. O BC acredita que ela é o futuro.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, não significa que as cédulas serão esquecidas. Mas, reafirmou que será necessário buscar outras alternativas de modo que atenda a todos os grupos:

“Não temos objetivo de acabar com dinheiro de papel, mas precisamos de opções”, disse ele, segundo a CNN Brasil. Então, o Banco Central não irá parar de fabricar dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, vai investir no lançamento da Drex, que ele acredita ser uma versão melhorada do Pix: “Pega o que o pix fez e leva pra um grau diferenciado”.

Campos Neto saiu do comando do Banco Central no final de 2024 e desde janeiro desse ano, Gabriel Galípolo é o novo comandante da instituição federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando o Drex será lançado?

A expectativa é que o lançamento ocorra ainda em 2025. A versão digital do Real, já está em fase de testes desde o ano passado. Assim como Pix, ele promete revolucionar as formas de pagamento.

Então, podemos esperar que até o fim desse ano o lançamento ocorra. Os testes com participação de instituições financeiras e o desenvolvimento da infraestrutura necessária para o funcionamento da plataforma já estão adiantados.

O Banco Central é o responsável por lançar a moeda, assim como na época lançou o Pix.

ALÉM DISSO, VEJA ESSA OUTRA NOTÍCIA DO BC

Larisse Oliveira é graduada em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal do Ceará e atua como redatora especializada em celebridades e televisão desde 2019. Com ampla experiência na cobertura de programas de TV, reality shows e redes sociais de personalidades públicas, Larisse publica matérias com foco em entretenimento e cultura pop. No site TV Foco, é responsável por atualizar os leitores sobre os principais acontecimentos do fim de semana no universo televisivo. Contato: larisse.oliveira@otvfoco.com.br Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile