Receita confirma: Regra antiga do Imposto de Renda chega ao fim nesta terça (01)

Receita Federal bate o martelo e decreta fim de antiga regra do Imposto de Renda a partir de julho de 2025; confira
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Regra antiga do Imposto de Renda chega ao fim nesta terça - Foto: Montagem

Receita Federal bate o martelo e decreta fim de antiga regra do Imposto de Renda a partir de julho de 2025

O Imposto de Renda (IR) se trata de um tributo federal cobrado de forma anual sobre os rendimentos de pessoas físicas e jurídicas. O mesmo é como uma “contribuição obrigatória” que incide sobre salários, aluguéis, lucros de empresas, investimentos e outros ganhos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, uma das regras principais para declaração do imposto neste ano de 2025, trata-se de ter rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual seja superior a R$ 33.888,00.

Todavia, a Receita Federal confirmou o fim de uma regra antiga do IR que chega ao fim nesta terça (01) de julho. Assim, o time de especialistas do TV FOCO, traz maiores detalhes sobre o assunto à tona.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mudança no Imposto de Renda

Em suma, a grande realidade é que a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), não será mais usada. Emitida pela fonte pagadora, o objetivo da declaração é informar à Receita os valores de imposto e outras contribuições retidos com pagamentos a terceiros, evitando a sonegação fiscal.

Declaração do Imposto de Renda (Foto: Reprodução / Internet)

Ademais, diante da extinção definitiva da DIRF, a Receita Federal consolidou uma nova forma para a prestação de informações fiscais, centrado na integração com o eSocial e a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf). A mudança foi anunciada hoje, (01) de julho de 2025.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, a substituição da DIRF acaba a duplicidade de informações e torna o processo mais eficiente. Dessa forma, a RF aposenta de vez a DIRF depois de décadas de relevantes “serviços prestados”, trazendo um modelo mais moderno para cumprir as obrigações tributárias.

Além disso, é essencial dizer que os empregadores assegurem o correto preenchimento e envio das informações ao eSocial e à EFD-Reinf. Ademais, isso assegura uma conformidade fiscal, além de evitar inconsistências e assegura que os contribuintes pessoas físicas recebam corretamente a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2025?

A seguir, veja a lista de pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda, Segundo o g1, da Globo;

Imposto de Renda – Foto: Reprodução/Internet

Considerações finais

O Imposto de Renda é um tributo anual sobre rendimentos de pessoas físicas e jurídicas. Em 2025, quem teve renda acima de R$ 33.888,00 deve declarar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, a principal mudança é o fim da DIRF, substituída por eSocial e EFD-Reinf, tornando o processo mais moderno e eficiente. Empregadores devem garantir o envio correto das informações para evitar problemas e facilitar a declaração pré-preenchida para os contribuintes.

Veja mais notícias sobre o Imposto de Renda CLICANDO AQUI.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile