Pegando todos de surpresa, Record confirma quais beneficiários do INSS não vão receber a primeira e segunda parcela do 13º salário em 2025
A Record surpreendeu o público ao divulgar quais beneficiários do INSS ficarão sem a primeira e a segunda parcela do 13º salário em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão levanta dúvidas, gera indignação entre segurados e reacendeu até mesmo o debate sobre os critérios de repasse do abono anual.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do portal R7 da Record, detalha agora quem não vai receber o 13º salário do INSS em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
13º salário do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realiza anualmente o pagamento do 13º salário a diversos beneficiários.
Contudo, nem todos os segurados têm direito a esse abono. A legislação brasileira estabelece critérios específicos que determinam quem pode ou não receber o benefício.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
● Informe sobre o INSS mostra 4 passos para se aposentar antes dos 60 e com beneficio acima de R$1.518
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
Os beneficiários que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, não têm direito ao 13º salário.
Contudo, o BPC é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de baixa renda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, por ser um benefício assistencial e não previdenciário, o BPC não contempla o pagamento do abono natalino.
Além do BPC, outros benefícios assistenciais também não incluem o 13º salário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre eles estão:
- Auxílio-acidente
- Salário-família
- Auxílio-reclusão
- Pensão mensal vitalícia
Esses benefícios possuem características específicas que os diferenciam dos benefícios previdenciários, como aposentadorias e pensões por morte, que incluem o pagamento do 13º salário.
O auxílio-acidente, por exemplo, é um benefício indenizatório pago ao segurado que sofre um acidente e fica com sequelas que reduzem sua capacidade laboral. Por ter caráter indenizatório, não há previsão legal para o pagamento do 13º salário.
Salário-família e Auxílio-reclusão
Além disso, o mesmo ocorre com o salário-família, que é um valor pago mensalmente aos trabalhadores de baixa renda com filhos menores de 14 anos ou inválidos.
No caso do auxílio-reclusão, o benefício é destinado aos dependentes do segurado de baixa renda que está preso em regime fechado.
Porém, como é um benefício temporário e condicionado à situação do segurado, não há pagamento de 13º salário.
Por fim, a pensão mensal vitalícia é um benefício concedido a pessoas que prestaram serviços relevantes ao país, como os ex-combatentes, e também não inclui o abono natalino.
Quando vai ser pago o 13º salário do INSS?
O pagamento do 13º do INSS em 2025 será realizado em duas parcelas, conforme o cronograma oficial divulgado pelo Ministério da Previdência Social.
A primeira parcela será paga entre os dias 24 de abril e 8 de maio, enquanto a segunda parcela ocorrerá entre 26 de maio e 6 de junho .
CONCLUSÃO
Por fim, o 13º salário do INSS é um direito garantido aos beneficiários de aposentadorias, pensões por morte e auxílios previdenciários como o auxílio-doença e o auxílio-maternidade.
Porém, por outro lado, benefícios assistenciais como o BPC, auxílio-acidente, salário-família, auxílio-reclusão e pensão mensal vitalícia não incluem o pagamento do abono natalino.
Contudo, a compreensão dessas regras é fundamental para que os segurados tenham clareza sobre seus direitos e possam planejar melhor suas finanças.
Veja também matéria especial sobre: 13º salário 2025: Bradesco garante 1ª e 2ª parcela antes do INSS e valor acima da média à lista de CPFs.