Romeu Zema ciente: Record confirma falência de empresa popular em BH, MG, com calote em funcionários

Romeu Zema está ciente de que uma empresa de Belo Horizonte, em MG, acabou fechando as portas após a falência. Os funcionários ficaram desesperados
Os tempos mudaram e está cada vez mais difícil manter um negócio funcionando. Acontece que várias situações podem levar ao fim de um grande negócio. Dessa vez, falaremos da falência de uma empresa gigante de Belo Horizonte, em Minas Gerais. O encerramento virou notícia na Record.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando do Grupo Pneusola. A empresa entrou com o pedido de autofalência na 1ª Vara Empresarial da Comarca de Belo Horizonte, em maio de 2023. A representação acabou sendo feita pelo escritório de AG Alfredo Gomes Sociedade de Advogados, de Nova Lima.
Após 58 anos atividades nos ramos de recuperação e revenda de pneus em Minas Gerais, a empresa encerrou as atividades deixando clientes e, principalmente, os funcionários e credores em estado de completa aflição. Aliás, as dívidas da empresa ultrapassaram os R$ 128 milhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Com muito esforço e comprometimento de todos os pacientes, conseguiram vencer várias etapas difíceis, mas devido às diversas situações externas, não conseguem segurar até a definição da justiça para aprovar nosso plano de recuperação”, disse a empresa por meio de um comunicado.
Diante disso, a Justiça acatou ao pedido e a Pneusola teve a falência decretada em junho de 2023. Na ocasião, a EXM Partners acabou sendo nomeada como responsável por administrar a massa falida da revenda de pneus. Aliás, a empresa realizou a arrecadação de todos os bens da Pneusola.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Segundo informações do Balanço Geral de MG, programa da Record, o próximo passo é a venda desses bens, que possibilitará o pagamento dos credores, incluindo ex-funcionários, que têm prioridade para o recebimento de débitos. São cerca de 200 trabalhadores que temem o calote.
Considerações finais
Uma empresa gigante de Belo Horizonte, em Minas Gerais, surpreendeu ao decretar a falência. O caso acontece em 2023 e na ocasião a Pneusola mandou embora vários funcionários. Dois anos depois, os donos do empreendimento ainda não quitaram as dívidas e os ex-trabalhadores estão cobrando com medo de tomar um calote.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.
No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, que é considerado irrecuperável.
Confira mais matérias sobre falência clicando aqui.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br