Falência e proibição de duas marcas de azeite retiradas dos mercados pela ANVISA confirmadas pelo Jornal da Record
Em uma ação coordenada, duas marcas de azeite foram oficialmente retiradas dos mercados, após a constatação de sérias irregularidades que comprometem a segurança dos consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida, amplamente divulgada pelo Jornal da Record, destaca não apenas a falência dessas marcas, mas também a proibição da comercialização de seus produtos.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações divulgadas pelo portal R7 da Record, detalha agora a proibição contra duas marcas de azeite.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Marcas de azeite
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um alerta sobre a comercialização de azeites de oliva fraudulentos.
A fiscalização identificou que os produtos das marcas DOMA e AZAPA continham outros óleos vegetais em sua composição, contrariando os padrões estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa adulteração resultou no recolhimento de 30.990 litros de azeite nos meses de novembro e dezembro de 2024.
Motivação
As análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) confirmaram a presença de óleos vegetais não declarados nos produtos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa prática configura infração, e os estabelecimentos que mantiverem esses itens à venda poderão ser responsabilizados.
O Mapa orienta os consumidores que adquiriram essas marcas a buscar a substituição dos produtos, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, indicando o local de compra.
Produtos
A lista completa das marcas desclassificadas está disponível no site oficial do Mapa.
É fundamental que os consumidores estejam atentos às informações fornecidas pelas autoridades competentes e adotem medidas para garantir a segurança alimentar.
Em conclusão, a fiscalização rigorosa do Mapa visa proteger a saúde dos consumidores e assegurar a qualidade dos produtos alimentícios disponíveis no mercado.
Marcas e Lotes de Azeite de Oliva Impróprios para Consumo:
- DOMA
- Lote: 2024
- Fabricante: Domazzi S.A.
- Local de Coleta: Comercial Zaffari Ltda., Rio Grande do Sul
- AZAPA
- Lote: 2024
- Fabricante: Master ATS Supermercados Ltda.
- Local de Coleta: Master ATS Supermercados Ltda., Rio Grande do Sul
A decisão fez com que as marcas entrassem em “falência” no Brasil, visto que o governo proibiu as marcas de azeite agora em 2025, de acordo com o que o G1 da Globo divulgou.
Azeite é mais saudável que óleo?
O azeite de oliva é considerado mais saudável que muitos óleos vegetais devido ao seu alto teor de gorduras monoinsaturadas, que auxiliam na redução do colesterol LDL (“ruim”) e aumentam o HDL (“bom”). Além disso, o azeite possui compostos antioxidantes que combatem inflamações e protegem o coração.
Contudo, em comparação, óleos vegetais como os de soja, milho e canola são ricos em gorduras poli-insaturadas, especialmente ômega-6, que, quando consumidas em excesso, podem contribuir para processos inflamatórios no organismo.
Portanto, substituir óleos vegetais por azeite de oliva na alimentação pode oferecer benefícios significativos à saúde cardiovascular e geral.
CONCLUSÃO
Por fim, a proibição das marcas DOMA e AZAPA reflete a importância de um controle rigoroso sobre a qualidade dos produtos alimentícios no Brasil.
Além disso, a fiscalização realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que responde a Anvisa, busca não apenas garantir a saúde dos consumidores, mas também preservar a integridade do mercado.
Veja também matéria especial sobre: Tchau, progressiva: Queratina caseira com azeite e +4 ingredientes alisa até a raiz do cabelo sem formol.