Record paralisa jornal às pressas e crava desfecho final de suspensão do pagamento da aposentadoria do INSS

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Logo Record / INSS - Montagem: TVFOCO

Record paralisa jornal de última hora e confirma decisão final sobre a suspensão do pagamento da aposentadoria do INSS

A Record surpreendeu ao interromper sua programação de forma inesperada, trazendo à tona uma notícia de grande impacto: a decisão final sobre a suspensão do pagamento da aposentadoria do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora, com ares de urgência, detalhou os desdobramentos dessa medida, que se soma a uma série de mudanças na legislação previdenciária e traz incertezas para quem depende do benefício para sua sobrevivência.

Todos que estavam ligados na Record no dia 17 de janeiro, foram surpreendidos quando o Jornal da Record foi paralisado para informar que “INSS suspende bloqueio de pagamento da aposentadoria por falta da prova de vida”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do Jornal da Record, detalha agora a decisão do INSS.

Decisão do INSS

INSS e comunicado sobre a prova de vida – Foto Reprodução Internet

A informação foi divulgada pelo INSS através do seu site.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prova de vida

Desde 2023, realizam a prova de vida de forma automatizada, conforme a Lei nº 8.212/1991, que a torna obrigatória anualmente.

O INSS utiliza o cruzamento de dados com outras bases governamentais para verificar a condição dos beneficiários, dispensando a necessidade de comparecimento presencial às agências bancárias ou ao próprio INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prova de Vida (Foto: Reprodução / Internet)

Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, enfatizou que não haverá bloqueio ou suspensão de benefícios por falta de comprovação de vida, mesmo com o término da vigência da portaria anterior em 31 de dezembro de 2024.

Ele destacou que a responsabilidade de comprovar a vida dos beneficiários é do INSS. Além disso que tem realizado o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca ampliar o batimento de informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Situações anteriores

Em 2024, dos 36,9 milhões de beneficiários elegíveis para a prova de vida, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de cruzamento de informações até 23 de dezembro.

Interações como acessar o Meu INSS com selo ouro, realizar transações bancárias com reconhecimento biométrico e atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) validam a comprovação de vida.

O INSS alerta para golpes que circulam nas redes sociais, como a informação de que servidores estariam visitando aposentados e pensionistas para realizar a comprovação de vida e coletar documentos.

A autarquia reitera que não realiza esse tipo de ação e orienta os beneficiários a não atenderem a essas visitas.

A suspensão do bloqueio de benefícios por falta de prova de vida visa garantir a continuidade dos pagamentos aos beneficiários. Especialmente em um período de desafios econômicos e sociais.

A medida reflete a adaptação do INSS às novas tecnologias e à necessidade de simplificar processos para os segurados.

Como acessar o Meu INSS?

Para acessar o Meu INSS, siga estes passos:

  1. Acesse o site ou aplicativo: Digite meu.inss.gov.br no seu navegador ou baixe o aplicativo “Meu INSS” na Google Play Store ou Apple App Store.
  2. Crie uma conta gov.br: Em seguida, clique em “Criar conta gov.br” e siga as instruções para cadastro.
  3. Faça login: Após o cadastro, insira seu CPF e a senha criada para acessar os serviços.
  4. Navegue pelos serviços: Contudo, uma vez logado, você pode consultar extratos, agendar perícias e solicitar benefícios.
Meu INSS conta com informações e meios de solicitar a aposentadoria (Foto: Reprodução/ Internet)

CONCLUSÃO 

Por fim, a decisão do INSS de suspender o bloqueio de benefícios por falta de comprovação de vida demonstra um esforço contínuo para modernizar e humanizar os processos previdenciários. Assim assegurando que os beneficiários recebam seus pagamentos sem interrupções indevidas.

Veja também matéria especial sobre: Nada de só R$1518: Comunicado do INSS traz 2 passos online para lista de 60+ receber atrasados em 2025,

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Sair da versão mobile