Record paralisa jornal às pressas e crava desfecho fina do INSS https://tvfoco.uai.com.br/record-paralisa-jornal-as-pressas-e-crava-desfecho-fina-do-inss O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Fri, 26 Sep 2025 03:00:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Record paralisa jornal às pressas e crava desfecho final de suspensão do pagamento da aposentadoria do INSS https://tvfoco.uai.com.br/record-paralisa-jornal-as-pressas-e-crava-desfecho-fina-do-inss/ Wed, 29 Jan 2025 22:45:02 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2328883 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Logo Record / INSS - Montagem: TVFOCO
Logo Record / INSS - Montagem: TVFOCO
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Record paralisa jornal de última hora e confirma decisão final sobre a suspensão do pagamento da aposentadoria do INSS

A Record surpreendeu ao interromper sua programação de forma inesperada, trazendo à tona uma notícia de grande impacto: a decisão final sobre a suspensão do pagamento da aposentadoria do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A emissora, com ares de urgência, detalhou os desdobramentos dessa medida, que se soma a uma série de mudanças na legislação previdenciária e traz incertezas para quem depende do benefício para sua sobrevivência.

Todos que estavam ligados na Record no dia 17 de janeiro, foram surpreendidos quando o Jornal da Record foi paralisado para informar que “INSS suspende bloqueio de pagamento da aposentadoria por falta da prova de vida”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do Jornal da Record, detalha agora a decisão do INSS.

Decisão do INSS

  • INSS suspende bloqueio de benefícios por falta de comprovação de vida por seis meses.
  • Medida foi anunciada em 17 de janeiro de 2025 e começou a valer desde 1º de janeiro.
  • Suspensão pode ser prorrogada por mais seis meses, conforme decisão do INSS.
  • A decisão foi formalizada através da Portaria nº 83, publicada no Diário Oficial da União.
  • A suspensão abrange os benefícios que estariam sujeitos ao bloqueio por não comprovação de vida.
  • A medida visa garantir a continuidade dos pagamentos enquanto o processo de regularização acontece.
INSS e comunicado sobre a prova de vida - Foto Reprodução Internet
INSS e comunicado sobre a prova de vida – Foto Reprodução Internet

A informação foi divulgada pelo INSS através do seu site.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Prova de vida

Desde 2023, realizam a prova de vida de forma automatizada, conforme a Lei nº 8.212/1991, que a torna obrigatória anualmente.

O INSS utiliza o cruzamento de dados com outras bases governamentais para verificar a condição dos beneficiários, dispensando a necessidade de comparecimento presencial às agências bancárias ou ao próprio INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Prova de Vida (Foto: Reprodução / Internet)

Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, enfatizou que não haverá bloqueio ou suspensão de benefícios por falta de comprovação de vida, mesmo com o término da vigência da portaria anterior em 31 de dezembro de 2024.

Ele destacou que a responsabilidade de comprovar a vida dos beneficiários é do INSS. Além disso que tem realizado o cruzamento de dados com outras bases governamentais e busca ampliar o batimento de informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Situações anteriores

Em 2024, dos 36,9 milhões de beneficiários elegíveis para a prova de vida, 34,6 milhões tiveram seus dados atualizados por meio de cruzamento de informações até 23 de dezembro.

Interações como acessar o Meu INSS com selo ouro, realizar transações bancárias com reconhecimento biométrico e atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) validam a comprovação de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O INSS alerta para golpes que circulam nas redes sociais, como a informação de que servidores estariam visitando aposentados e pensionistas para realizar a comprovação de vida e coletar documentos.

A autarquia reitera que não realiza esse tipo de ação e orienta os beneficiários a não atenderem a essas visitas.

A suspensão do bloqueio de benefícios por falta de prova de vida visa garantir a continuidade dos pagamentos aos beneficiários. Especialmente em um período de desafios econômicos e sociais.

A medida reflete a adaptação do INSS às novas tecnologias e à necessidade de simplificar processos para os segurados.

Como acessar o Meu INSS?

Para acessar o Meu INSS, siga estes passos:

  1. Acesse o site ou aplicativo: Digite meu.inss.gov.br no seu navegador ou baixe o aplicativo “Meu INSS” na Google Play Store ou Apple App Store.
  2. Crie uma conta gov.br: Em seguida, clique em “Criar conta gov.br” e siga as instruções para cadastro.
  3. Faça login: Após o cadastro, insira seu CPF e a senha criada para acessar os serviços.
  4. Navegue pelos serviços: Contudo, uma vez logado, você pode consultar extratos, agendar perícias e solicitar benefícios.
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Meu INSS conta com informações e meios de solicitar a aposentadoria (Foto: Reprodução/ Internet)

CONCLUSÃO 

Por fim, a decisão do INSS de suspender o bloqueio de benefícios por falta de comprovação de vida demonstra um esforço contínuo para modernizar e humanizar os processos previdenciários. Assim assegurando que os beneficiários recebam seus pagamentos sem interrupções indevidas.

Veja também matéria especial sobre: Nada de só R$1518: Comunicado do INSS traz 2 passos online para lista de 60+ receber atrasados em 2025,

The post Record paralisa jornal às pressas e crava desfecho final de suspensão do pagamento da aposentadoria do INSS appeared first on TV Foco.

]]>