Uma rede de farmácias está com uma grande dívida e busca de tudo para não ter que declarar falência em 2025
Uma farmácia bem popular entrou com um pedido de recuperação judicial, por conta de uma dívida milionária, que poderia acabar com a empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
São mais de R$71 milhões que devem aos seus credores e por isso buscaram alternativas para que não fossem à falência ainda em 2025.
De acordo com o portal ‘Terra’, a Maxxi Econômica entrou com um pedido de recuperação judicial por conta de uma forte crise financeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dentre todos os credores, os valores chegam a marca absurda de R$71,5 milhões, envolvendo principalmente os bancos, funcionários e fornecedores.
Segundo a própria rede de farmácias, a crise chegou nesse ponto por conta de uma série de acontecimentos negativos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pontapé inicial foi durante a pandemia, com a redução de clientes, somado a isso teve a elevação do custo médio dos produtos que trabalham.
Por fim, a enchente histórica que aconteceu em 2024, no Rio Grande do Sul, também ajudou a prejudicar bastante as finanças da Maxxi Econômica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa recuperação judicial chega para tentar livrar as dívidas da empresa, pagar os credores e seguir na ativa, fugindo da falência.
Quantas lojas a Maxxi Econômica tem hoje em dia?
A tradicional rede de farmácias Maxxi Econômica surgiu em 1950, ou seja, já são mais de 70 anos de atuação no mercado gaúcho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A sua sede fica em Canoas e já chegou a ter 200 unidades abertas espalhadas pelo país. Mas ao longo do tempo foram reduzindo suas lojas.
Hoje em dia são 60 unidades em funcionamento, com cerca de 620 funcionários, uma média de 10 trabalhadores por loja.
A rede já chegou a ter mais de 1,5 mil funcionários, portanto já teve um corte de quase 1 mil funcionários nos últimos anos.
O que pode gerar crise nas farmácias?
As farmácias físicas estão em diferentes momentos ao redor do mundo. Na China, por exemplo, quase não há mais pontos físicos.
O Estados Unidos estão em um momento instável nesse ramo, proporcionando o fechamento de centenas de unidades por lá.
Já no Brasil, apesar da situação da Maxxi Econômica, há um crescimento no número de lojas de farmácias espalhadas pelo país.
Mas o digital é algo que pode gerar crise, não só nas farmácias, mas como em outros comércios. Muitas vezes as pessoas preferem comprar sem sair de casa do que ir até uma loja física.
Isso pode ser ruim, não necessariamente para o vendedor, que segue consumindo seus produtos, mas certamente aos funcionários que dependem desse emprego.
