10 BILHÕES em dívidas e 90 unidades fechadas: Rede de restaurantes amada como o Outback acaba de ir à falência

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
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Restaurante gigantesco e tão amado quanto o Outback acaba de ir à falência (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Outback/Canva)

Rede de restaurante, tão amada quanto o Outback, acaba de ir à falência após se afundar em uma dívida bilionária em país

E uma rede de restaurantes com foco em frutos do mar, tão amada e frequentada quanto a rede do Outback, acaba de ir à falência após um “efeito dominó” que a fez se afundar em uma dívida bilionária em país.

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Estamos falando da Red Lobster, cuja sede se localiza em Orlando, na Flórida e que está ativa desde 1968.

De acordo com a Folha de S.Paulo, ela foi à falência após arrendamentos onerosos, altos custos trabalhistas e uma promoção desastrosa e ilimitada de camarão.

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S.O.S

A Red Lobster entrou com pedido de proteção do Capítulo 11* no domingo, listando ativos e passivos de US$ 1 bilhão a US$ 10 bilhões cada em seu pedido de falência.

(*O Capítulo 11 funciona como a Recuperação Judicial no Brasil)

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Esse pedido irá permitir que a empresa continue operando enquanto elabora um plano para pagar os credores.

A Red Lobster planeja entregar o controle da empresa aos seus credores, liderados pelo Fortress Investment Group, cujo qual concordou em fornecer US$ 100 milhões em financiamento para apoiar a rede durante o processo de falência.

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A oferta pública de aquisição é na forma de uma oferta stalking horse, o que significa que os preços mínimo para os ativos da Red Lobster estarão sujeitos a ofertas melhores caso alguma se concretize nas próximas semanas, conforme exposto por documentos judiciais.

Vale destacar que essa crise já vem se arrastando há vários anos, com uma queda de cerca de 30% no número de clientes desde o ano de 2019, conforme exposto pelo CEO Jonathan Tibus em documentos judiciais.

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Embora o negócio sinalizou uma possível recuperação desde a pandemia, as vendas caíram drasticamente nos últimos 12 meses.

O prejuízo da mesma chegou a US$ 76 milhões somente no ano de 2023.

Efeito dominó

Como em um efeito dominó, aonde uma queda leva a outra, as pressões da inflação interferiu nos hábitos dos clientes em jantar fora.

Isso sem falar nos custos trabalhistas mais elevados que acabaram prejudicando o caixa da empresa.

Uma “parte significativa” dos arrendamentos da Red Lobster foi avaliada acima das taxas de mercado.

Em maio do ano de 2023, a empresa mudou seu “Ultimate Endless Shrimp” de US$ 20 de uma oferta por tempo limitado para uma promoção permanente.

Isso acabou custando aos seus cofres um prejuízo de US$ 11 milhões enquanto os clientes devoravam caros pratos de camarão.

A Thai Union e a Red Lobster estiveram em negociações com os credores para um acordo extrajudicial que entregaria aos credores 80% da empresa, mas as discussões fracassaram.

Os credores fizeram empréstimos adicionais no valor de US$ 20 milhões à Red Lobster em fevereiro, mas não estavam dispostos a investir mais dinheiro sem o apoio do proprietário.

Qual é a posição da Red Lobster diante da falência?

Ainda de acordo com a Folha de S.Paulo, a Red Lobster afirmou que está investigando o negócio do camarão, incluindo como ele foi comercializado em restaurantes e se a Thai Union “exerceu uma influência desproporcional” nas compras de camarão.

Vale destacar que a rede emprega 34 mil pessoas nos EUA e mais duas mil no Canadá, mas na última semana ela acabou fechando 93 lojas deficitárias.

Importância da rede:

Como mencionamos brevemente bem no inicio do texto, a Red Lobster tem suas raízes em um único restaurante em Lakeland, na Flórida, desde 1968.

Ele se expandiu rapidamente nas décadas de 1970 e 1980 e desenvolveu seguidores leais para seus biscoitos Cheddar Bay. A

A empresa agora opera atualmente em mais de 550 restaurantes nos EUA e Canadá.

Especializada em pratos com mariscos e outros produtos do mar frescos, como por exemplo lagosta, camarão, caranguejo ou lula.

Inclusive, a rede que pertence ao fornecedor de frutos do mar Thai Union Group Plc desde 2020, atende 64 milhões de clientes por ano e compra 20% de todas as caudas de lagosta norte-americanas, bem como 16% de todas as lagostas do mundo.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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