2M em dívidas e lojas fechadas: Rede de supermercado, tão popular quanto a Oxxo, tem falência decretada

Fim de uma era chega com a falência decretada de uma rede de supermercados, tão popular quanto o OXXO, em região de Santa Catarina
4 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Falência de supermercado, tão popular quanto o OXXO, acaba de ser decretada (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

No último dia 20 de fevereiro de 2025, uma rede de supermercados, tão popular quanto o OXXO, uma vez que funcionada como mercado de bairro, teve sua falência decretada pela Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em síntese, os administradores da empresa solicitaram a autofalência, alegando insuficiência financeira para honrar dívidas que ultrapassam R$ 2 milhões.

A juíza Aline Mendes de Godoy, da Vara Regional de Falências e Recuperações Judiciais e Extrajudiciais da Comarca de Concórdia, em Santa Catarina, publicou a decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sendo assim, a partir de informações coletadas pelo documento oficial de decretação da falência, bem como detalhes expostos na NSC, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todos os detalhes do ocorrido e os motivos que levaram a rede a quebrar.

Rede de Supermercado Acácia pede pela autofalência (Foto Reprodução/Internet)

Ascensão e queda

A Acácia, fundada em 2019 em São Miguel do Oeste, chegou a ter um momento de expansão quando levou suas operações para as cidades de Descanso e Iporã do Oeste, consolidando-se como uma das principais redes de supermercados da região Oeste de Santa Catarina.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, as lojas foram fechadas há mais de um ano, e as atividades da empresa já estavam paralisadas desde então:

Isso porque apesar de ser considerada uma atividade essencial, a Acácia passou por alguns processos desfavoráveis, como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acredita-se que esses fatores podem ter afastado os clientes e agravado a crise financeira.

Com a falência da rede Acácia, alguns bens foram leiloados para pagamento de dívidas (Foto: Montagem/ TVFoco)

Leilão:

Com a decretação da falência, a juíza nomeou um leiloeiro para avaliar e vender os bens da empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os valores arrecadados serão destinados ao pagamento das dívidas, conforme previsto em processos dessa natureza.

Impactos da falência da rede Acácia na região

A rede Acácia era conhecida por sua proximidade com os moradores, funcionando como um ponto de referência para compras do dia a dia em bairros das cidades onde atuava.

Conforme mencionamos no início do texto, sua popularidade era comparável à do OXXO, rede de lojas de conveniência amplamente difundida no Brasil.

A rede acácia é comparada com o OXXO por funcionar como mercado de bairro (Foto: Reprodução / Internet)

Assim, o fechamento das lojas deixou um vácuo no comércio local, afetando não apenas os consumidores, mas também fornecedores e funcionários.

Até o momento, não houve manifestações públicas significativas de clientes ou ex-funcionários em relação ao fechamento da rede.

No entanto, o espaço permanece aberto caso ela queira expor a sua versão dos fatos.

Quais direitos os trabalhadores têm quando uma empresa entra em falência?

Quando uma empresa declara falência, seus empregados têm direito a receber os mesmos benefícios de uma demissão sem justa causa, incluindo:

Considerações finais:

Em suma, a rede de supermercados Acácia, popular no Oeste de Santa Catarina, teve sua falência decretada em 13 de fevereiro de 2024, após acumular dívidas de R$ 2 milhões e fechar lojas em três cidades.

A empresa atribuiu a crise à pandemia de Covid-19 e a dificuldades financeiras.

Por fim, a Justiça autorizou a venda de bens para quitar as dívidas, marcando o fim de uma rede que era referência para os moradores da região.

Mas, para saber mais casos de falências e situações de crise, clique aqui*.

Autor(a):

Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

Sair da versão mobile