RedeTV! ‘enfrenta’ Ministério das Comunicações e pastores, e volta a trocar cultos por reprises

Pressionada pelo Ministério das Comunicações e por compradores de espaço em sua grade, a RedeTV! começou no último dia 23, a exibir cultos também no canal digital, em alta definição (HD). Até a segunda-feira (22), a emissora transmitia os programas religiosos e de televendas apenas no canal analógico. No HD, no lugar dos pastores da Igreja Universal, de R.R. Soares e de Valdemiro Santiago, reapresentava programas da casa, como “Muito Show”, “TV Fama”, “Sábado Total” entre outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas parece que não durou muito. O canal de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho voltou a enfrentar o Ministérios das Comunicações e os pastores – que ocupam a maior parte do horário vendido – e está novamente fazendo uso da multiprogramação em diversos horários.
No último domingo, por exemplo, a RedeTV! levou ao ar o “Sábado Total” no sinal digital, enquanto transmitia informeciais no analógico. De semana, na faixa do meio-dia a emissora vem reprisando o “Leitura Dinâmica” no HD, enquanto exibe programação da Igreja Universal no sinal analógico.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A RedeTV! tem doze horas de horários vendidos por dia, ou seja, transmitia doze horas diárias de programação diferenciada no sinal digital, o que é considerado irregular.
Entenda o caso
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Desde 2009, o Ministério das Comunicações vem recebendo denúncias de que a prática da RedeTV! burlava o decreto que instituiu a televisão digital no país. O decreto, de 2006, veta a multiprogramação, ou seja, o uso da frequência de seis megahertz para gerar vários canais. A multiprogramação só é permitida às TVs públicas, como a TV Cultura. Para as concorrentes da RedeTV!, exibir conteúdo diferenciado no HD configura multiprogramação.
A RedeTV! nunca concordou com a restrição à multiprogramação, imposta pela Globo, segundo seus executivos, e defende que o assunto deve ser analisado pelo Congresso, não ser tratado em decreto. A emissora decidiu testar os limites reprisando seus programas no lugar do conteúdo das igrejas no sinal digital. Mas, temendo problemas mais sérios em 2015, e diante da pressão dos locadores de espaço, decidiu unificar os sinais analógico e digital.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Vitor
Formado em jornalismo, foi um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.
