Adeus, nome sujo: Regra do Banco Central salva clientes com dívidas no cartão de crédito Nubank, Itaú e mais

Se você tem dívidas nos cartões de crédito do Nubank ou outros bancos precisa ficar atento em uma regra do Banco Central
Uma regra estabelecida pelo Banco Central traz uma excelente notícia para quem tem dívidas no cartão de crédito. Vale para qualquer instituição financeira, como Nubank, Itaú e outras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim, deixa mais fácil se livrar do nome sujo e poder voltar a ter acesso ao score do Serasa e solicitações de empréstimo e aumento do crédito.
De acordo com o canal do Youtube do Banco Central, uma lei em vigor traz uma limitação importante na dívida que envolve o cartão de crédito dos brasileiros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde janeiro de 2024, após aprovação do Banco Central, há uma regra em que limita a dívida total, com juros, da fatura não paga.
Ela estabelece que a dívida não pode ser superior ao dobro do valor inicial. Portanto se você deixou de pagar R$500, o máximo da dívida deve ser de R$1000.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O principal objetivo da Lei 14.690/2023 é evitar que as dívidas cresçam de maneira descontrolada, evitando que se torne algo impagável ao devedor.
A regra vale para o crédito rotativo, quando a pessoa paga apenas o mínimo exigido, e também quando opta pelo parcelamento da fatura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bancos como Nubank, Itaú e todos os outros devem seguir as normas estabelecidas pelo Banco Central. Assim se torna mais fácil da pessoa limpar o nome, com juros não tão elevados.

E se os bancos cobrarem juros a mais?
Os bancos devem seguir as regras estabelecidas pelo Banco Central, mas se tiver alguma irregularidade, você deve saber como agir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro passo é conferir a sua fatura e confirmar o valor, comparando o número inicial e aquele cobrado pela instituição financeira.
Caso esteja maior do que o dobro, registre uma reclamação com o banco e se sentir a necessidade entre em contato com o Procon.
Pode ser que necessite também de um advogado, pois os bancos são empresas difíceis de lidar em casos como este.
Como ter um bom limite de crédito?
Há alguns métodos que levam ao aumento do limite dos clientes. Geralmente um bom pagador possui um limite bem maior do que aqueles viram devedores.
Portanto, o primeiro passo para ter um alto limite de crédito é pagar as faturas em dia e utilizar o cartão de crédito regularmente.
Também é importante sempre deixar o banco atualizado sobre os seus ganhos. Assim, caso troque de emprego ou receba um aumento, comunique seus novos ganhos.
Por fim, realizar investimentos pela própria instituição também demonstra que você conta com uma saúde financeira estável.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br