Regra pouco conhecida evita suspensão da CNH e salva a vida dos motoristas em 2025

Motoristas precisam conhecer regra envolvendo a CNH para evitar a suspensão do documento em 2025
O sistema de pontos da CNH veio para garantir segurança e punir os que desrespeitam normas. Por conta disso, muitos motoristas ainda possuem dúvidas a respeito da contagem e sobre os riscos de suspensão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde 2021, a legislação passou por mudanças que tornaram o limite mais flexível, embora mantivessem exigências importantes para todos os motoristas. Ademais, a classificação das infrações segue quatro níveis de gravidade, determinando quantos pontos são registrados no prontuário.
As infrações leves geram três pontos, e as médias somam quatro pontos. Além disso, as infrações graves colocam cinco pontos. Por sua vez, as infrações gravíssimas registram sete pontos. A estrutura reforça a necessidade de cumprimento das regras e, portanto, reduz comportamentos de risco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Limite e critério para suspensão da CNH
Em suma, o limite para suspender o documento passou a variar conforme o histórico do motorista, considerando a presença de infrações gravíssimas. A mudança ocorreu para ajustar o impacto das penalidades e é uma regra que nem todos conhecem.
- Até 40 pontos para quem não registra nenhuma infração gravíssima;
- Até 30 pontos para quem comete uma infração gravíssima;
- Até 20 pontos para quem acumula duas ou mais infrações gravíssimas.
Ademais, o enquadramento permite avaliar melhor o comportamento do motorista e, definir quando o direito de dirigir deve ser suspenso.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Acúmulo de infrações
Vale dizer que, o acúmulo de pontos não é a única consequência para suspender a CNH. As infrações podem gerar outras penalidades e, dessa forma, atingir o direito de dirigir. Violações gravíssimas, como dirigir alcoolizado ou participar de corridas ilegais, geram medidas severas que ultrapassam multas e pontos.
As violações podem envolver responsabilização penal e criminal, tornando o cenário mais delicado. O conjunto de efeitos exige atenção constante dos condutores, mostrando a importância de conhecer o sistema.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre as principais recomendações estão:
- Acompanhar a pontuação no site oficial do Detran;
- Participar de cursos preventivos ou reciclagem, sempre que disponíveis;
- Manter-se atualizado sobre as mudanças na legislação de trânsito;
- Praticar direção defensiva em todas as situações.
Diante disso, nota-se que entender as regras de trânsito reduz riscos e, evita surpresas desagradáveis. Motoristas que acompanham o prontuário compreendem melhor as consequências das infrações, conseguindo preservar o direito de dirigir.
Dessa forma, saber como funciona o sistema de pontos deixou de ser somente uma orientação e passou a ser um requisito fundamental para todos os condutores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como baixar a CNH digital?
Em suma, para baixar a CNH digital, baixe o aplicativo CDT – Carteira Digital de Trânsito, acesse-o com sua conta gov.br e, na tela inicial, selecione “Habilitação”. Em seguida, informe o número de registro e o código de segurança da sua CNH impressa (emitida a partir de maio de 2017) e crie uma chave de acesso de 4 dígitos para concluir o download.
Por fim, veja mais notícias sobre a CNH clicando aqui.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br