Uma exigência em vigor do Bolsa Família precisa de toda a atenção dos beneficiários que desejam se manter no programa e por isso, exige atenção de todos
Uma nova exigência do Bolsa Família está em ação desde julho e não é todos os beneficiários do programa que estão cientes. Para quem não sabe, existe um decreto que regulamenta o uso da biometria para receber benefícios sociais, como o Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sendo assim, todos precisam ter a biometria cadastrada e quem não tem, precisa fazer. Cerca de 150 milhões de pessoas já tem biometria cadastrada, o que é excelente. Então, são poucos que precisam fazer.
O Governo Federal usou seus canais oficiais para comentar sobre a iniciativa. Esther Dweck, Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, foi uma que comentou sobre a medida:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Este decreto representa ainda uma institucionalização daquilo que o governo já vem fazendo. Mais de 90% dos pagamentos do Bolsa Família já são realizados com checagem biométrica pela Caixa, por exemplo”.
Qual o objetivo dessa medida do governo?
A ideia desse decreto é oferecer maior segurança ao cidadão e ao Governo no acesso aos benefícios sociais. Além disso, um dos objetivos é coibir fraudes no pagamento de benefícios sociais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova regra do Bolsa Família informa por quanto tempo se pode receber o benefício em caso de aumento de renda
● Saque acima de R$ 1 mil no Bolsa Família chega em plena segunda (27/10) a milhares de beneficiários
● Benefício pela metade: Regra em vigor do Bolsa Família reduz benefício por esse motivo
Vai controlar também a duplicidade de cadastros, melhorando também a aplicação de recursos na gestão pública. Logo, é uma medida que tem uma missão bem delimitada.
Os beneficiários do Bolsa Família podem perder o benefício?
Antes de qualquer coisa, não precisa desespero, apenas atenção ao que será preciso fazer. Por enquanto, o governo não vai simplesmente arrancar o seu benefício, afinal, é uma medida recente e é necessário adequação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, futuramente, quem não cumprir a exigência de biometria, poderá ficar sem acesso ao benefício no momento da renovação ou manutenção, já que já será obrigatório ter a biometria. Então, se não tem, faça.
Por enquanto, é bom analisar se já tem a biometria em alguns dos documentos abaixo:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Cadastro eleitoral (via Tribunal Superior Eleitoral)
- Carteira de Identidade Nacional (CIN)
Afinal, já tem um certo tempo que a biometria é exigida, logo, pode ser que já tenha e só não se lembre. Se não, aguarde que os beneficiários serão instruídos sobre onde poderão fazer o processo.
Em resumo, é algo que pode cortar seu benefício mais na frente, por enquanto, está em processo de adequação. Claro, é bom ter ciência para evitar perder o benefício, mas, não será instantâneo.
