Tudo sobre a aposentadoria especial do INSS aos 55 anos de idade em apenas 3 passos simples
O INSS é um dos principais órgãos do Brasil, afinal, é responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários como aposentadoria, seguro desemprego, auxílio-doença, pensão por morte e outros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A saber, o INSS oferece auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte, que ajudam a proteger financeiramente cônjuges e dependentes em momentos difíceis, como doenças ou morte do segurado, assim, é uma autarquia presente na vida dos brasileiros em diversos momentos.
Diante disso, nesta terça-feira (13), vocês irão conferir tudo sobre uma regra em vigor do INSS que garante uma aposentadoria especial aos 55 em 3 passos e pode cair como um presente ao seu bolso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o INSS divulgou algumas dicas aos cidadãos do campo que estão à espera da aposentadoria. Para boa parte deles, o pagamento pode ser liberado antes da idade estipulada. Segundo o Ministério da Previdência Social, somente de trabalhadores rurais, são mais de 30,3 milhões de pessoas em atividades atualmente, que futuramente dependerão do amparo da instituição. No entanto, há algumas regras.
De acordo com a Globo, esse setor é dividido entre empregados, contribuintes individuais, trabalhadores avulsos e segurados especiais. Este ano, a liberação da aposentadoria para esses grupos vem sendo mantida da mesma forma que já acontecia antes.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Informe do INSS chega hoje (02/09) com recurso que antecipa a liberação de benefícios à lista de CPFs
● Informe sobre o INSS mostra 4 passos para se aposentar antes dos 60 e com beneficio acima de R$1.518
● Informe sobre o INSS chega com promessa de 2 mudanças que atinge em cheio CLTs que querem se aposentar em 2026
Para ter acesso ao benefício, o segurado precisa comprovar 15 anos de trabalho em atividades rurais. Mulheres devem ter a partir de 55 anos de idade e homens 60. Na alteração da Reforma Previdenciária, surpreendentemente, não houve mudança nos requisitos.
Com isso, diversas funções seguem tendo direito ao salário vitalício. Empregados, contribuintes individuais, como diaristas na agricultura, pecuária ou pesca, trabalhadores avulsos e segurados especiais, como agricultores e pescadores artesanais, extrativistas vegetais, indígenas e quilombolas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, a liberação é feita, assim como em outras profissões, por idade ou soma do tempo que efetivamente exerceu as atividades. É necessário enviar documentos, incluindo a escritura da terra em que trabalhou e ter testemunhas para comprovação.
Como solicitar a minha aposentadoria Rural?
Pois bem, se você se encaixa nos requisitos, precisa saber que, segundo o INSS, o benefício pode ser solicitado em 3 passos. Através do aplicativo Meu INSS, no site oficial ou pelo Telefone 135, da Central de Atendimento. Para algumas pessoas, é necessário o serviço de um advogado trabalhista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dito isso, caso você esteja de acordo com as normas da autarquia, é só aproveitar.