Idade mínima e tempo de contribuição: Regra do INSS traz 2 atualizações para aposentar em 2025

Tudo o que você precisa saber sobre a regra do INSS que traz 2 atualizações para aposentar em 2025. FIQUE POR DENTRO.

17/05/2025 15h20

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
INSS (Foto: Reprodução / Globo)

Tudo o que você precisa saber sobre a regra do INSS que traz 2 atualizações para aposentar em 2025

Antes de mais nada, é muito importante falar que a aposentadoria do INSS é fundamental para garantir segurança financeira aos brasileiros na terceira idade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em suma, ela oferece uma renda mensal após anos de trabalho, promovendo dignidade e estabilidade. Assim, além disso, contribui para a redução da desigualdade social e assegura proteção em casos de invalidez ou doenças, sendo essencial para o bem-estar da população aposentada.

Diante disso, com direito a idade mínima e tempo de contribuição, neste sábado, vocês saberão tudo sobre a regra do INSS que traz 2 atualizações para aposentar em 2025 e todos precisam estar cientes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ENTENDA A APOSENTADORIA

Neste ano de 2025 as regras para aposentadoria pelo INSS continuam a seguir os ajustes estabelecidos pela Reforma da Previdência de 2019.

Na regra de transição com idade mínima progressiva, as mulheres precisam ter 59 anos de idade e 30 anos de contribuição, enquanto os homens devem ter 64 anos de idade e 35 anos de contribuição.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Essas idades aumentam seis meses a cada ano até atingirem, respectivamente, 62 anos para mulheres (em 2031) e 65 anos para homens (em 2027).

INSS (Foto: Reprodução / Globo)
INSS (Foto: Reprodução / Globo)

Em suma, outra opção é a regra de pontos, que soma a idade ao tempo de contribuição. Em 2025, são exigidos 92 pontos para mulheres e 102 pontos para homens, mantendo os tempos mínimos de contribuição de 30 e 35 anos, respectivamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem estava próximo de se aposentar em 2019, existem regras de pedágio:

  • Pedágio de 50%: para quem faltava até dois anos de contribuição na data da reforma.
  • Pedágio de 100%: exige idade mínima de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens, além de cumprir o dobro do tempo que faltava para atingir o tempo mínimo de contribuição em 2019.

Essas regras visam equilibrar o sistema previdenciário, garantindo sustentabilidade e justiça para os trabalhadores brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aplicativo do Meu INSS e notas de cem reais (Foto: Reprodução / Internet)
Aplicativo do Meu INSS e notas de cem reais (Foto: Reprodução / Internet)

COMO SE APOSENTAR PELO INSS?

Para se aposentar pelo INSS, o trabalhador deve cumprir os requisitos de idade e tempo de contribuição. Após isso, é necessário acessar o site ou aplicativo Meu INSS, solicitar a aposentadoria e acompanhar o andamento do processo online.

CLIQUE AQUI PARA FICAR POR DENTRO DAS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO BRASIL E DO MUNDO.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.