Nova regra do INSS informa mudança na idade mínima para aposentadoria em 2026 e afeta os trabalhadores

Nova regra do INSS traz mudança na idade mínima para aposentadoria em 2026
Na manhã desta sexta-feira (05/12), o TV Foco traz mais informações sobre a nova regra do INSS. Quem no caso, chega com mudança na idade mínima para a aposentadoria em 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, desde 2020, as regras progressivas da Reforma da Previdência, vem sendo ajustadas. E o ano que vêm trará mais uma regrinha de transição com um novo acréscimo na idade mínima exigida.
O objetivo é adequar o sistema previdenciário à realidade demográfica do Brasil, que no caso, está marcada pelo aumento da expectativa de vida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale destacar que esse ano, o aumento na idade mínima da aposentadoria é de seis meses, segundo informações do site ‘Previdenciarista’.
Essa mudança impacta diretamente os trabalhadores, pois quem ainda não completou os requisitos para se aposentar este ano, até o dia 31 de dezembro de 2025, precisará esperar mais 6 meses.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Mais sobre a idade mínima para aposentadoria do INSS de 2025 e de 2026
Em 2025, a regra de transição por tempo de contribuição, funcionava assim:
- Mulher: 59 anos de idade + 30 anos de contribuição
- Homem: 64 anos de idade + 35 anos de contribuição
Agora, com as novas regras que entram em vigor no dia 1 de janeiro de 2026, para requerer a aposentadoria do INSS, os requisitos passam a ser:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Mulher: 59 anos e 6 meses de idade + 30 anos de contribuição
- Homem: 64 anos e 6 meses de idade + 35 anos de contribuição
Vale destacar que de acordo com informações do mesmo site, esse acréscimo faz parte do mecanismo automático de progressão da reforma, que aumenta a idade em 6 meses a cada virada de ano.
O limite desse aumento é de 62 anos para as trabalhadoras mulheres e de 65 anos para os homens.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A regra de pontos também vai mudar em 2026?
A resposta é sim. Pois a pontuação exigida na regra de pontos, que combina a idade do trabalhador com o tempo de contribuição também vai ser elevada em 2026.
Em suma, o total passará a ser de 93 pontos para mulheres e 103 pontos para homens, com o mesmo tempo mínimo de contribuição.
Para quem não sabe, essa regra é uma opção para quem começou a trabalhar muito jovem e prefere somar o tempo e a idade ao invés do critério fixo de idade mínima.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Sophia Gonçalves Villanueva
Eu sou Sophia Villanueva, tenho 27 anos é sou jornalista graduada em Comunicações Sociais pela Metodista de São Paulo em 2020. Trabalho na área desde 2019 e tenho uma ampla trajetória no site, desde que entrei em 2021. Tenho forte atuação na cobertura esportiva com o futebol, por exemplo, no mundo da televisão, realitys e também das celebridades. Sou apaixonada pelo entretenimento. Caso queira me encontrar, pode me chamar através do número (13) 99139-7771