Regra urgente nos planos de saúde, isenção e fim de mais uma dívida: Idosos têm 7 direitos garantidos em 2024

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

03/01/2024 9h09

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Idosos têm 7 direitos garantidos em 2024 - Montagem TVFOCO

Tente não se impactar ao saber detalhes sobre os direitos dos idosos, com regra urgente dos planos de saúde

Sabemos bem da importância de termos um plano de saúde na atualidade, principalmente no que se trata dos idosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, com direito a regra urgente nos planos de saúde, isenção e fim de mais uma dívida, vocês precisam saber que os idosos têm 7 direitos garantidos em 2024. Vamos conferir?

Pois bem, sem mais delongas, vamos direto ao assunto. As informações são do portal Jornal JF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o que foi divulgado pela fonte, o Estatuto do Idoso, estabelecido pela Lei Federal 10.741/2003, oferece uma série de benefícios e direitos para aqueles que alcançaram a terceira idade.

Muitos nem imaginam, mas, acima de tudo, o Estatuto da Pessoa Idosa, promulgado em 2003, trata não apenas dos direitos dos idosos, mas também dos deveres da sociedade, da família e do Poder Público.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Idosos comemorando - Foto Internet

Idosos comemorando – Foto Internet

Idosos comemorando - Foto Internet

Idosos comemorando – Foto Internet

Quais são os direitos dos idosos em 2024?

Pois bem, se você tem 60 anos ou mais, você precisa saber que tem 7 direitos garantidos para o ano de 2024, e nós vamos explicar tudo agora.

  1. Contratar um plano individual: Muita gente não sabe, mas as operadoras de planos de saúde privados são proibidas de recusar a adesão de idosos aos seus produtos, conforme o Código de Defesa do Consumidor.
  2. Mensalidade do plano sem reajuste ao completar 59 anos: o Estatuto da Pessoa Idosa impede o reajuste por mudança na faixa etária quando o beneficiário completa 59 anos.
  3. Acompanhante no hospital: o artigo 16 do Estatuto garante o direito a um acompanhante em tempo integral, tanto para internações como para consultas e exames.

Thumbnail Video Youtube

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. Medicamentos gratuitos: Para quem não sabe, o poder público é responsável por fornecer medicamentos gratuitos aos idosos, especialmente os de uso contínuo, conforme o artigo 15º do Estatuto.
  2. Isenção do IPTU: idosos com idade acima de 60 anos, aposentados, proprietários de apenas um imóvel e com renda de até dois salários mínimos têm direito à isenção do IPTU.
  3. Pensão alimentícia: O Estatuto do Idoso estabelece a obrigação dos filhos de pagar pensão para os ascendentes que não podem se sustentar.
  4. Meia entrada: todos os idosos têm direito a 50% de desconto em ingressos culturais, como shows, eventos esportivos e de lazer.

Por fim, é importante explicar ainda que o fim de mais uma dívida, se trata da pensão alimentícia citada acima, que os idosos ficariam livres da obrigação de pagar ao completar 60 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.