Regra vigente em SP garante alívio na conta de água para idosos de 60, 70, 80 e 90 em 2025 e 2026

Para os idosos que sofrem com a conta de água em SP, temos uma bota notícia. Trata-se de uma regra que vai aliviar o bolso dos 60+
Não precisa ser um grande especialista no assunto para concluir que as contas no final do mês costumam ser um tormento na vida de milhões de brasileiros. Com os idosos de 60, 70, 80 e 90 anos não seria diferente. Entretanto, uma regra em vigor promete aliviar o bolso de quem tem mais idade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em São Paulo, por exemplo, a Tarifa Social e a Tarifa Vulnerável da Sabesp foi feita especialmente para que as pessoas de baixa renda tenham acesso aos serviços de água e saneamento básico, com descontos de até 78% na conta de água e esgoto, dependendo da faixa de inscrição no CadÚnico.
Vale lembrar que esse programa não é concedido automaticamente apenas pela idade, mas sim pela situação socioeconômica da família. É necessário se qualificar para a Tarifa Social. Dessa forma, os idosos que se enquadram dentro dos critérios, estão elegíveis para receber o mega desconto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem tem direito?
São elegíveis as pessoas que estão no CadÚnico, 1uem tem renda de até R$ 218 tem direito à tarifa vulnerável, quem tem renda de até meio salário mínimo tem direito à tarifa social, além de desempregados e quem vive em habitações coletivas consideradas sociais.

Dessa forma, as famílias que se enquadram nessas categorias e têm um consumo de água e esgoto de até 10 m³ por mês, podem pagar até 78% menos do que a tarifa residencial padrão. É mais desenvolvimento social e qualidade de vida nas comunidades.
Vale lembrar que esse mega desconto é bem abaixo das tarifas comuns. Inclusive, a solicitação pode ser feita presencialmente nas agências da Sabesp ou online. Além disso, a conta de água deve estar no nome do titular inscrito no CadÚnico ou de um familiar registrado no mesmo cadastro.
Como se inscrever no CadÚnico?
As inscrições podem ocorrer pessoalmente, em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou outro posto de atendimento do município. O cadastro é gratuito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a efetivação da inscrição, o responsável precisa levar ao local de atendimento os CPFs de todas as pessoas da família que moram na casa, além de documento com foto do responsável familiar e comprovante de residência.
A inscrição no Cadastro Único é realizada somente de forma presencial. Há, no entanto, a possibilidade para realização de um pré-cadastro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por fim, confira mais notícias sobre contas clicando aqui.
Autor(a):
Kelly Araújo
Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br