Nova idade mínima: Regras do INSS chegam com tabela atualizada em aposentadoria por tempo de contribuição

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.
2 min de leitura
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Pessoa sacando dinheiro / INSS - Montagem TVFOCO

Regras do INSS chegam com tabela atualizada PARA aposentadoria

O INSS, em suma, se trata de uma instituição pública, criada para atender as necessidades sociais e previdenciárias de seus contribuintes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, com direito a uma nova idade mínima, neste sábado (3), vocês irão conferir tudo sobre as regras do INSS que chegam com a tabela atualizada em aposentadoria por tempo de contribuição. As informações são do portal Agência Gov.

Conforme foi divulgado pela fonte, os trabalhadores e trabalhadoras que estão próximos de se aposentar devem ficar atentos às regras previstas na Emenda Constitucional nº 103, de 2019. O fato é que algumas delas passam por ajustes todos os anos. Desde 1º de janeiro de 2024, as normas para professores e por tempo de contribuição foram alteradas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dito isso, com a aprovação da Reforma da Previdência, em novembro de 2023, também houve alterações do Regime Geral do setor privado e dos servidores públicos federais. Para quem já está aposentado não haverá nenhuma muda, nem para quem já reuniu os requisitos para se aposentar.

No que diz respeito a regra de transição por pontos da aposentadoria por tempo de contribuição, o somatório da idade mais o tempo de contribuição passou de 90 para 91 pontos para mulheres, e de 100 para 101 pontos para os homens.

Dito isso, conforme foi divulgado, fica assegurado o direito à aposentadoria quando forem preenchidos, cumulativamente, os seguintes requisitos: 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos de contribuição, para os homens. O somatório da idade e do tempo de contribuição, incluídas as frações, equivalente a 91 pontos, se mulher, e 101 pontos, se homem.

Assim, com a mudança, aposentadoria por idade da aposentadoria por tempo de contribuição, a idade mínima exigida passou de 58 anos de idade para 58 anos e 6 meses para as mulheres e de 63 para 63 e 6 meses para os homens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fica garantido o direito à aposentadoria quando o segurado preencher, cumulativamente, os seguintes requisitos: 30 anos de contribuição, se mulher, e 35 anos de contribuição, se homem; e idade de 58 anos e 6 meses, se mulher, e 63 anos e 6 meses, se homem.

Como se aposentar pelo INSS?

Confira a seguir sobre como solicitar aposentadoria por tempo de contribuição pelo INSS:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  1. acesse o portal MEU INSS;
  2. Clique no botão “Novo pedido”;
  3. Digite o seguinte termo na busca: “aposentadoria por tempo”;
  4. Uma lista vai aparecer. …
  5. Veja o texto que aparece e, a partir desse passo, é só seguir as demais instruções.

Autor(a):

Rafael Silva, 31 anos, é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Potiguar. Apaixonado por escrita e leitura desde a juventude, encontrou no jornalismo de entretenimento sua verdadeira vocação. Atua como Redator Web, acompanhando diariamente a vida de famosos e celebridades por meio das redes sociais, com foco na produção de matérias informativas e pautadas no respeito. Seu trabalho se destaca pela busca constante por apuração cuidadosa e compromisso com a veracidade dos fatos. Contato: lucas.rafael@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile