Regras do IPVA para isenção em 2026: Informe chega para quem possui carros com 10, 20 e 30 anos

Saiba quais são as regras para que carros de 10, 20 e 30 anos tenham a isenção total do IPVA para o ano de 2026
O IPVA é um dos impostos pagos todos os anos por quem possui carros na garagem, mas há regras que trazem isenções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque, a cada ano que se passa, um novo grupo de automóveis ficam isentos do imposto, isso por conta de uma lei que está em vigor há anos.
De acordo com o portal ‘Terra Brasil Notícias’, estados como Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte fazem a cobrança do imposto apenas para carros com até 10 anos de fabricação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na sequência aparecem 12 estados, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás. Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro. Rondônia e Sergipe, além do Distrito Federal, em que o tempo mínimo é de 15 anos.
Depois surge o Mato Grosso, que determinou que veículos com mais de 18 anos não pagam o IPVA.
Já o Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul o tempo para isenção é de 20 anos, que deve se tornar o padrão nacional.
Porém, ainda há estados como Tocantins e Santa Catarina, que determinaram 30 anos para a isenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lei pode mudar isenção do IPVA
De acordo com o portal ‘G1’, no dia 2 de dezembro a Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que atinge o IPVA.
Nela, concede a isenção do imposto para todos os automóveis com mais de 20 anos de fabricação. Agora o texto passará pela promulgação do Congresso Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A aprovação se deu por 412 votos a favor e apenas 4 contrários em um primeiro turno. No segundo turno foram 397 votos favoráveis e apenas 3 contra.
Vale ressaltar que tem alguns estados, como São Paulo, que já utilizam dessa regra para a isenção, mas não é seguido em outras localidades.
Como consultar o valor do IPVA?
Para saber qual será o valor do IPVA que terá que pagar em 2026, o primeiro passo é acessar os canais oficiais da Secretaria da Fazenda de seu estado.
Também pode ser pelo Detran, e em ambos os casos informando os dados do veículo, como a placa e o número do Renavam.
O valor será uma porcentagem do preço do veículo na tabela FIPE, portanto, quanto mais caro o carro ou moto, maior será o imposto em 2026.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br