Regras para 2024 na mesa: Reviravolta do INSS chega para liberar a aposentadoria mais rápido no ano que vem

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

24/11/2023 19h11

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
idoso aposentado do INSS (Foto: Reprodução, FDR)

Se você está programando sua aposentadoria pelo INSS em 2024, precisa conferir essa novidade anunciada pela instituição

A agilização do processo de solicitação da aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) trará novidades animadoras em 2024. As revisões anuais dos critérios para aposentadoria, iniciadas com a Reforma da Previdência de 2019, trarão uma mudança importante este ano, visando diminuir a burocracia e acelerar o processo de aposentadoria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As adequações de tais leis previdenciárias, feitas com base nas demandas dos cidadãos, estão focadas prioritariamente na aposentadoria por idade mínima, trazendo benefícios significativos, sobretudo para as mulheres.

Com o novo formato trazido pela reforma da previdência, as diretrizes para a concessão da aposentadoria sofrem frequentemente adaptações. Recentemente, foram as regras para a aposentadoria do INSS para mulheres que passaram por alterações de grande impacto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos principais ajustes está relacionado à idade mínima para requerer a aposentadoria por idade, que antes era de 60 anos e agora passa a ser de 63 anos, além de ser necessário comprovar 15 anos de contribuição.

Aplicativo e cartão do INSS (Foto: Reprodução, Pronatec)

Aplicativo e cartão do INSS (Foto: Reprodução, Pronatec)

Com a extinção do benefício por tempo de contribuição em 2019, uma nova categoria surgiu no cenário previdenciário para as mulheres: a aposentadoria por invalidez. Não havendo necessidade de idade mínima nesta categoria, é fundamental que a solicitante comprove uma condição médica que a incapacite para o trabalho.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Quais doenças que garantem aposentadoria por invalidez?

Existem diversas doenças que isentam o segurado da carência normalmente exigida. Entre essas doenças, encontram-se transtornos mentais severos, neoplasias malignas (câncer), paralisia incapacitante e irreversível, doenças cardíacas severas, espondiloartrose anquilosante, estágios avançados da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e hepatopatias graves.

No entanto, segundo o portal Fdr, a elegibilidade à aposentadoria por invalidez é determinada mais pelos critérios regulamentares do que por um diagnóstico específico. Portanto, é de fundamental importância buscar orientação jurídica e médica para verificar se sua condição se enquadra nos critérios estabelecidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Doenças que garantes  aposentadoria pelo INSS (Foto: Reprodução, Montagem, TV foco)

Doenças que garantes aposentadoria pelo INSS (Foto: Reprodução, Montagem, TV foco)

Obter a aposentadoria por invalidez não é simplesmente uma questão de saúde. A obtenção desse benefício também envolve cumprir alguns critérios regulamentos estabelecidos pela Previdência Social. Como a comprovação de incapacidade total e permanente por meio de uma perícia médica e a manutenção da condição de segurado junto à Previdência.

A exigência do período de carência, que é habitualmente de 12 meses, pode ser dispensada em três cenários distintos: se a incapacidade resultou de um acidente de trabalho ou de uma doença profissional ou do trabalho; se a incapacidade foi causada por um acidente de qualquer natureza; ou se o segurado for diagnosticado com uma das doenças graves previstas em legislação. COntudo, conhecer essas nuances é crucial para quem considera solicitar a aposentadoria por invalidez.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.