Renata anuncia no JN remédio de GRAÇA para SP, MG e mais https://tvfoco.uai.com.br/renata-anuncia-no-jn-remedio-de-graca-para-sp-mg-e-mais O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Mon, 10 Nov 2025 08:00:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ Renata Vasconcellos para JN e confirma remédios de GRAÇA em farmácias de SP, MG, BA e + a idosos 60+ em 2025 https://tvfoco.uai.com.br/renata-anuncia-no-jn-remedio-de-graca-para-sp-mg-e-mais/ Fri, 14 Mar 2025 15:00:43 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2352285 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Renata anuncia no JN remédio de graça para SP, MG e mais (Foto: Montagem/TV Foco)
Renata anuncia no JN remédio de graça para SP, MG e mais
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Renata Vasconcellos confirma no JN: remédios grátis para idosos 60+ em SP, MG, BA e mais estados em 2025! Saiba como aproveitar esse benefício

O Ministério da Saúde expandiu o alcance de benefícios oferecidos pelo programa Farmácia Popular em fevereiro deste ano. A medida garante acesso gratuito a remédios e itens essenciais para idosos com idade superior a 60 anos, além de outros grupos específicos no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesse sentido, a ampliação abrange estados como São Paulo, Minas Gerais e Bahia, bem como os demais, impactando significativamente a vida de milhares de pessoas.

Anteriormente, o programa já disponibilizava gratuitamente 39 produtos para a população. Com a nova atualização, o número foi elevado para 41 itens. A informação foi veiculada no Jornal Nacional, da Globo. Renata Vasconcellos anunciou que novos itens passaram a ser distribuídos gratuitamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa inclusão contempla dois novos produtos: dapagliflozina, indicada para tratamento de diabetes associada a doenças cardiovasculares, e fraldas geriátricas destinadas exclusivamente a idosos acima de 60 anos ou pessoas com deficiência que precisem delas por indicação médica.

Renata Vasconcellos no JN
Renata Vasconcellos no JN (Foto: Reprodução/Globo)

Funcionamento do Programa Farmácia Popular

Criado em 2004, o programa Farmácia Popular tem como objetivo principal garantir continuidade nos tratamentos médicos através da distribuição gratuita ou subsidiada de medicamentos.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Ademais, ele atende condições diversas, desde diabetes e hipertensão até dignidade menstrual e cuidados relacionados à incontinência urinária. Atualmente, estão disponíveis produtos voltados para asma, osteoporose, colesterol alto, glaucoma, doença de Parkinson, rinite alérgica e outras patologias.

A rede credenciada do programa está presente em mais de 31 mil farmácias distribuídas por 4.812 municípios brasileiros, cobrindo cerca de 86% das cidades do país. Em 2024, o programa beneficiou 24,7 milhões de pessoas, registrando um aumento de 20% em comparação com 2022, quando havia atendido 20,7 milhões de pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Programa Farmácia Popular (Reprodução: Internet)

Documentação necessária para retirada de remédios

Para acessar os benefícios do programa, você deve comparecer a uma farmácia credenciada e apresentar os documentos obrigatórios. Entre eles estão:

  • Identidade oficial com foto e CPF;
  • Receita médica válida emitida por profissionais do SUS ou clínicas particulares.

No caso específico das fraldas geriátricas, além desses documentos, é necessário que você apresente um laudo ou atestado médico justificando a necessidade do uso. Para pacientes com deficiência, deve constar a Classificação Internacional de Doenças (CID) correspondente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso o paciente esteja impossibilitado de comparecer pessoalmente, um representante legal pode realizar a retirada mediante apresentação dos mesmos documentos exigidos.

Absorventes higiênicos gratuito para grupos vulneráveis

Os absorventes higiênicos também integram o programa, sendo destinados a estudantes de escolas públicas, pessoas em situação de vulnerabilidade extrema e moradores de rua, entre 10 e 49 anos. Para se enquadrarem nesse benefício, esses indivíduos devem estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico).

A retirada ocorre mediante apresentação do documento de identificação e do Documento de Autorização do Programa Dignidade Menstrual, disponível digitalmente via aplicativo Meu SUS Digital. Além disso, quando envolve jovens menores de 16 anos, um responsável legal deve realizar a coleta.

Por fim, vale ressaltar que, em julho de 2024, o Ministério da Saúde anunciou que distribuirá gratuitamente 95% dos medicamentos e insumos em todo o território nacional. Isso inclui remédios fundamentais para doenças como colesterol alto, glaucoma, doença de Parkinson e rinite.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Idosos têm direito a medicação gratuita por meio da Farmácia Popular (Foto Reprodução/ Internet)

Atendimento esperado em Minas Gerais

Dessa forma, espera-se que mais de 630 mil habitantes de Minas Gerais — parte integrante dos três milhões de brasileiros já vinculados ao programa — sejam beneficiados diretamente. Estima-se ainda que essa iniciativa possa resultar em economia anual de até R$ 400 por usuário.

Considerações finais

Dessa forma, com todas essas mudanças, o governo federal espera promover igualdade no acesso à saúde para diferentes faixas etárias e contextos sociais.

Assim, com a inclusão de novos produtos, como a dapagliflozina e fraldas geriátricas, o governo federal busca atender demandas específicas de grupos vulneráveis, especialmente idosos e pessoas com deficiência.

The post Renata Vasconcellos para JN e confirma remédios de GRAÇA em farmácias de SP, MG, BA e + a idosos 60+ em 2025 appeared first on TV Foco.

]]>