Renata Vasconcellos paralisou o Jornal Nacional e comunicou a liquidação extrajudicial do banco popular
Na noite dessa terça-feira (18/11), a edição do Jornal Nacional trouxe à tona uma notícia avassaladora e que pegou milhares de clientes de um banco popular de surpresa. Na ocasião, Renata Vasconcellos, âncora titular do jornalístico ao lado de César Tralli, confirmou a notícia ao Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta terça-feira (18), o Banco Central do Brasil decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master. A instituição financeira queridinha surgiu em 1974 e pode ser considerado rival de bancos como Itaú, Nubank e tantos outros tradicionais.
Comunicado de Renata Vasconcellos
Na bancada do Jornal Nacional, a âncora da Globo confirmou a situação do banco famoso como a Caixa. “A crise do Banco Master vem se desenrolando desde 2024, com uma tentativa negada de venda para o Banco de Brasília.”, iniciou a apresentadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Durante todo esse período, o Banco Central agiu para preservar o sistema bancário brasileiro: barrou o acordo entre os dois bancos, deu apoio às investigações e, nesta terça-feira (18), decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master.”, relatou ainda Renata Vasconcellos.
Conforme a parceira de bancada de César Tralli, os comunicados do Banco Central saíram logo pela manhã. Enquanto a operação da Polícia Federal estava em curso, o BC anunciou a liquidação extrajudicial do Banco Master e outras empresas do grupo, como a corretora de câmbio, títulos e valores mobiliários.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Luto: William Bonner surge ao lado de Ana Paula no JN e comunica morte ao vivo: “Morreu”
● William Bonner dá boa noite às pressas e comunica notícia que atinge todos os brasileiros hoje (01/7)
● Substituta de Renata interrompe JN com notícia jamais esperada e deixa Brasil sem palavras: “Atingiram”
Além disso, a ação ainda prevê a indisponibilidade dos bens dos controladores e dos ex-administradores da instituição.
Fim de uma era
Renata Vasconcellos ainda comunicou que o banco deixará de existir. “Na prática, com a liquidação extrajudicial, o Banco vai sair do mercado, deixará de existir. A liquidação, segundo o Banco Central, foi motivada pela grave crise de liquidez do Master – pela falta de dinheiro em caixa para honrar compromissos, como saques para correntistas e investidores do banco”, disse ela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, o Banco Central descartou uma intervenção pela situação econômica da instituição, nomeando como administrador da liquidação o servidor aposentado do BC, Eduardo Felix Bianchini. O mesmo vai levantar todos os direitos e obrigações da companhia e terá poderes para vender imóveis, carteiras de crédito, participações e recuperar créditos para pagar aos credores.
O Banco Central agiu para cumprir o papel de preservar o Sistema Financeiro Nacional. Ademais, ele também deve elaborar uma lista de pessoas e empresas que tinham investimentos e dinheiro na conta no Master.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontecerá com o banco Will Bank?
Em suma, a liquidação não inclui o banco digital Will Bank, também do grupo Master. Esse banco continua funcionando. Aliás, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou como robusto o processo conduzido pelo Banco Central.
“Vocês acompanharam todo o processo, o BC é um órgão regulador do Sistema Financeiro e eu tenho certeza que para ter chegado a esse ponto, todo esse processo deve estar muito robusto.”, comunicou Haddad.
Por fim, veja mais notícias sobre falência clicando aqui.
