“As regras mudaram”: Renata Vasconcellos paralisa JN com 2 restrições no INSS para quem quer se aposentar em 2025

Após a virada de ano, a apresentadora trouxe novas informações do instituto para aqueles que estão perto de entrar com pedido do benefício
Renata Vasconcellos deu uma notícia importante aos trabalhadores mais antigos durante o Jornal Nacional. Desta vez, o assunto foi em torno do INSS, que vem passando por mudanças na concessão dos salários este ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pela regra geral, mulheres se aposentam com idade mínima de 62 anos e 15 de contribuição. Já os homens, 65 e 20, respectivamente. Mas, por causa da reforma da Previdência, em 2019, existe ainda o processo transitório e as atualizações seguem em vigor até 2031.
Isso envolve 2 restrições. Uma diz respeito à pontuação e outra sobre o pedágio. “As regras de transição para quem vai pedir pela aposentadoria do INSS ficaram mais rigorosas”, anunciou Renata Vasconcellos, na edição exibida em janeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal, o que muda?
Em uma das regras de transição, que junta tempo de contribuição com idade, são 59 anos completos e 30 de contribuição para mulheres. Já para os homens, 64 e 35. O sistema de pontos também mudou. Com a soma, para mulheres, são 92 pontos, e para homens, 102.
As outras duas regras, aplicadas para quem estava prestes a se aposentar em 2019, não mudam, sendo a do pedágio de 50% e a de 100%. Elas definem quanto tempo a mais o trabalhador, de fato, precisa contribuir para se aposentar. Porém, cada regra pode alterar o momento em que o benefício será concedido e o valor que o trabalhador vai receber.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“É muito importante, para que tenha uma aposentadoria tranquila, que faça planejamento previdenciário. Porque hoje, após a reforma da Previdência em 2019, nós temos regras de transição. Então, vai ter várias possibilidades. Deve fazer um estudo com um especialista para ver qual vai ser o melhor”, disse Lillian Salgado, advogada de direito previdenciário, em entrevista ao Jornal Nacional.
Para saber quanto tempo falta para se aposentar, é preciso acessar o aplicativo do Meu INSS e fazer a simulação. Já para entrar com o pedido da aposentadoria, o processo também pode ser iniciado pelo telefone da central, o 135, caso os documentos necessários estejam em mãos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusão
- Em resumo, Renata Vasconcellos deu novas informações sobre o INSS;
- O assunto ganhou destaque no Jornal Nacional, no horário nobre da Globo;
- Após a reforma da Previdência, surgiram as novas regras de transição para se aposentar;
- Elas envolvem um sistema de pontuações e o esquema de pedágio para quem já contribuía.
+ Contudo, veja ainda outras notícias do Jornal Nacional!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br