Renata paralisa JN com decreto do INSS que abala lista de CPFs https://tvfoco.uai.com.br/renata-paralisa-jn-com-decreto-do-inss-que-abala-lista-de-cpfs O TV Foco desde 2006 leva as melhores notícias da tv para milhares de brasileiros todos os dias. Tudo sobre tv e famosos, novelas, realities. Sat, 27 Sep 2025 03:00:00 +0000 pt-BR hourly 1 GN Publisher v1.5.24 https://wordpress.org/plugins/gn-publisher/ “Não terá o salário”: Renata Vasconcellos paralisa JN com decreto do INSS que abala lista de CPFs https://tvfoco.uai.com.br/renata-paralisa-jn-com-decreto-do-inss-que-abala-lista-de-cpfs/ Thu, 17 Apr 2025 12:27:06 +0000 https://www.otvfoco.com.br/?p=2373282 http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Renata Vasconcellos detalha novo decreto do INSS (Foto: Montagem/TV Foco)
Renata Vasconcellos detalha novo decreto do INSS
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Renata Vasconcellos interrompe o Jornal Nacional ao noticiar decreto do INSS que provoca reviravolta na lista de CPFs

Todos foram pegos de surpresa ao ligarem a TV no JN e verem Renata Vasconcellos comunicar uma difícil decisão do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante a matéria que foi ao ar no dia 27 de janeiro desse ano, o ministro Carlos Lupi afirmou com todas as palavras: “Quem faltar não terá o salário daquele dia que faltar”.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações do Jornal Nacional, detalha agora a greve dos médicos do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Decisão do INSS

Desde o dia 27 de janeiro de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou o reagendamento automático das perícias médicas que estavam marcadas com profissionais em estado de greve.

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Greve de peritos (Reprodução: Internet)

A Dataprev, empresa responsável pelo processamento de dados da Previdência Social, realocou os atendimentos para peritos que mantevem suas atividades normalmente.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

O Ministério da Previdência Social informou que os segurados serão notificados sobre as novas datas e horários. E que isso aconteceria pela Central 135 ou pelo aplicativo Meu INSS.

Perícia Médica

A medida visa garantir a continuidade dos serviços essenciais da Perícia Médica Federal e proteger os direitos dos requerentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, segundo a pasta, os médicos que aderiram à greve terão suas agendas suspensas integralmente. E que além disso, haverá desconto proporcional nos salários referentes ao período de paralisação.

Porém, as autoridades tomaram a decisão para preservar o interesse público e assegurar que a ausência dos profissionais grevistas não prejudique os atendimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Quem faltar não terá o salário daquele dia que faltar. Quem faltar e não quiser atender, essa pessoa antes não podia ser colocada pra outro médico atender”. Disse Carlos Lupi por fim.

Greve dos peritos obriga o INSS a tomar medidas (Foto Reprodução/Portal Guaira)
Greve dos peritos obriga o INSS a tomar medidas (Foto Reprodução/Portal Guaira)

Greve

A greve dos peritos médicos federais teve início em setembro de 2024, com cerca de 10% da categoria realizando uma paralisação parcial, atendendo a um número reduzido de perícias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ministério da Previdência Social criticou o modelo adotado pelos grevistas, alegando que contraria a Lei nº 7.783, de 28 de junho de 1989, que exige comunicação prévia em casos de paralisação de serviços essenciais.

A falta de aviso impede que a administração tome medidas para mitigar os danos causados pela ausência dos peritos.

Contudo, a motivação da greve está relacionada à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que declarou ilegais dispositivos do acordo de greve de 2022, os quais reduziram em 40% a produtividade dos peritos.

Principais pontos da medida adotada pelo INSS:

  • Reagendamento automático das perícias marcadas com médicos em greve.​
  • Notificação dos segurados por meio da Central 135 ou aplicativo Meu INSS.
  • Suspensão integral das agendas dos médicos grevistas.​
  • Desconto proporcional nos salários dos profissionais em paralisação.​
  • Criação de novo Programa de Gestão e Desempenho para os peritos.​
  • Críticas da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais à medida.​
INSS conta com outros benefícios – Foto: Internet

A greve dos médicos do INSS já acabou?

Sim, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) encerraram a greve em 11 de abril de 2025, após 235 dias de paralisação, a mais longa da história da categoria.

Porém, o término ocorreu após a assinatura de um termo de acordo entre os peritos e o governo federal. Embora o pacto não tenha atendido completamente às expectativas dos profissionais, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) afirmou que o acordo “garante a estabilização do conflito classista e a segurança dos peritos”.

CONCLUSÃO 

Por fim, a decisão do INSS de reagendar automaticamente as perícias médicas afetadas pela greve busca minimizar os impactos da paralisação nos segurados.

No entanto, a medida gerou controvérsias entre os profissionais da área, que contestam a suspensão integral das atividades e alertam para o aumento no número de perícias canceladas diariamente.

Veja também matéria especial sobre: Revisão e antecipação: Lula baixa 2 sentenças ao INSS além do 13º salário para salvar brasileiros.

The post “Não terá o salário”: Renata Vasconcellos paralisa JN com decreto do INSS que abala lista de CPFs appeared first on TV Foco.

]]>