“Passam a ser gratuitos”: Renata Vasconcellos paralisa JN com isenção à idosos 60+ nas farmácias em SP

Renata Vasconcellos paralisa JN ao anunciar isenção para idosos 60+ nas farmácias de SP e a medida passa a ser gratuita
Durante edição do Jornal Nacional que foi ao ar no dia 13 de janeiro desse ano, Renata Vasconcellos pegou todos os idosos de surpresa ao comunicar uma medida sobre o programa Farmácia Popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Agora, passam a ser totalmente gratuitos a Dapagliflozina, que trata diabetes em casos ligados a doenças cardiovasculares, e as fraldas geriátricas”. Disse Renata por fim.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em benefício e das informações divulgadas no JN, detalha agora sobre mudanças no programa Farmácia Popular.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Gratuidade no programa Farmácia Popular
Ministério da Saúde anunciou, em 13 de fevereiro de 2025, a ampliação da gratuidade no programa Farmácia Popular, que agora oferece 41 medicamentos e itens essenciais sem custo para a população.

Além disso, a medida beneficia diretamente mais de 1 milhão de pessoas anualmente, especialmente idosos que anteriormente precisavam pagar uma coparticipação para obter certos insumos.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Contudo, entre os novos itens gratuitos estão a Dapagliflozina, utilizada no tratamento de diabetes associado a doenças cardiovasculares, e fraldas geriátricas, disponíveis para pessoas com 60 anos ou mais.
Credenciamento
Além disso, o Ministério da Saúde iniciou uma nova fase de credenciamento para farmácias privadas em 758 municípios que ainda não eram atendidos pelo programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, essa iniciativa visa expandir a cobertura do Farmácia Popular, garantindo que mais brasileiros tenham acesso a medicamentos essenciais.
Porém, atualmente, o programa está presente em mais de 31 mil farmácias credenciadas em 4.812 municípios, abrangendo 86% das cidades do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assistência farmacêutica
Por fim, a ampliação da gratuidade e a expansão do credenciamento refletem o compromisso do governo em ampliar o acesso da população a medicamentos essenciais, promovendo a equidade no sistema de saúde brasileiro.

Além disso, com essas medidas, o Farmácia Popular fortalece seu papel na assistência farmacêutica, beneficiando milhões de brasileiros em todo o território nacional.
Lista de medicamentos e itens gratuitos oferecidos pelo Farmácia Popular:
- Asma:
- Brometo de ipratrópio 0,02mg
- Brometo de ipratrópio 0,25mg
- Dipropionato de beclometasona 200mcg
- Dipropionato de beclometasona 250mcg
- Dipropionato de beclometasona 50mcg
- Sulfato de salbutamol 100mcg
- E por fim, Sulfato de salbutamol 5mg
- Diabetes:
- Cloridrato de metformina 500mg
- Cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
- Cloridrato de metformina 850mg
- Glibenclamida 5mg
- Insulina humana regular 100ui/ml
- Insulina humana 100ui/ml
- E por fim, Dapagliflozina 10mg
- Hipertensão:
- Atenolol 25mg
- Besilato de anlodipino 5mg
- Captopril 25mg
- Cloridrato de propranolol 40mg
- Hidroclorotiazida 25mg
- Losartana potássica 50mg
- Maleato de enalapril 10mg
- Espironolactona 25mg
- Furosemida 40mg
- E por fim, Succinato de metoprolol 25mg
- Anticoncepcionais:
- Acetato de medroxiprogesterona 150mg
- Etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
- Noretisterona 0,35mg
- E por fim,Valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
- Osteoporose:
- Alendronato de sódio 70mg
- Dislipidemia (colesterol alto):
- Sinvastatina 10mg
- Sinvastatina 20mg
- E por fim, Sinvastatina 40mg
- Doença de Parkinson:
- Carbidopa 25mg + levodopa 250mg
- Cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
- Glaucoma:
- Maleato de timolol 2,5mg
- Maleato de timolol 5mg
- Rinite:
- Budesonida 32mcg
- Budesonida 50mcg
- Dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
- Itens de higiene:
- Fralda geriátrica
- Absorvente menstrual
- Diabetes associada a doenças cardiovasculares:
- Dapagliflozina 10mg

Quem tem direito a Farmácia Popular?
No entanto, o Programa Farmácia Popular oferece acesso gratuito a medicamentos essenciais para toda a população brasileira.
Contudo, para usufruir desse benefício, é necessário apresentar uma receita médica válida e um documento oficial com foto e número do CPF.
Além disso, os beneficiários do Bolsa Família têm direito a retirar gratuitamente todos os medicamentos disponíveis no programa.
CONCLUSÃO
Por fim, para retirar os medicamentos e itens, é necessário apresentar documento oficial com foto, número do CPF e receita médica válida.
Veja também matéria especial sobre: Drogasil, Drogarias Venâncio e+: Comunicado emergencial chega aos que informam CPF em farmácias do RJ em 2025.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu