Renata Vasconcellos paralisou o Jornal Nacional com notícia envolvendo o pagamento do BPC e novas regras confirmadas
Nesta quinta-feira (16/10), Renata Vasconcellos, âncora do Jornal Nacional, da Globo, abriu o jornalístico da emissora com uma notícia crucial para quem recebem o BPC. Logo na abertura, a parceira de bancada de Bonner trouxe à tona o informativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Entram em vigor regras novas para o Benefício de Prestação Continuada (BPC)“, disse a apresentadora do JN. Ademais, ao longo da exibição, uma matéria trouxe maiores detalhes à tona.
Preocupação a quem recebe o BPC
Em suma, a grande realidade é que o governo aumentou a fiscalização do BPC para evitar fraudes. O benefício é pago as pessoas com deficiência e idosos com 65 anos ou mais, de baixa renda. Ademais, para ter direito, a renda mensal per capita da família não pode ultrapassar um quarto do salário mínimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale dizer que, as mudanças foram aprovadas há quase um ano, mas só agora veio a regulamentação. O pagamento distribuído pelo INSS é um dos maiores gastos obrigatórios do governo, e essa conta vem aumentando ano a ano. Assim, o objetivo agora é conter o avanço das despesas da Previdência.
Aliás, a projeção para 2025 é que o benefício custe R$ 113 bilhões, quase o dobro de 2019. O número de beneficiários também deu um salto nos últimos anos, sendo mais de 6,5 milhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Novas regras
A partir de agora, os rendimentos que a pessoa receber com atividades informais também entrarão na conta para liberação do benefício. Se a soma ultrapassar 1/4 do salário mínimo, o BPC deixará de ser pago.
Será preciso dizer ainda se a pessoa recebe outros benefícios da seguridade social ou dos governos federal, estadual ou da prefeitura. Da mesma forma, se a soma for maior que a renda familiar permitida, o BPC será cancelado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Antes, o cálculo da renda familiar não considerava benefícios previdenciários. Atualmente, se uma pessoa recebe mais de um benefício, apenas um deles não entra na conta. Além disso, o governo estabeleceu a conversão automática do BPC em auxílio-inclusão aos que possuem deficiência e comecem a trabalhar com remuneração de até dois salários mínimos.
Anteriormente, o benefício de prestação continuada era suspenso, sendo necessário novo pedido. O valor do auxílio-inclusão é de meio salário mínimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Preocupação dos benefícios
Ademais, milhares de beneficiários que dependem dessa renda para sobreviver estão para lá de preocupados. Afinal, muita gente que realmente precisa do dinheiro deixa de receber por conta de pessoas que fazem o saque possuindo condições financeiras.
Assim, os beneficiários precisam estar em alerta para cumprir todos os critérios, regularizar o benefício e não correr o risco de dar adeus ao pagamento.
Qual o valor do BPC?
Em suma, o valor do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) em 2025 é de R$ 1.518,00, equivalente ao salário mínimo nacional vigente.
Por fim, veja mais notícias sobre o BPC CLICANDO AQUI.