Renata Vasconcellos dá notícia sobre benefício do INSS
Na edição do Jornal Nacional, que ocorreu na quinta-feira, 10, Renata Vasconcellos paralisou a programação com uma notícia importante sobre o INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A apresentadora detalhou um novo decreto que impacta diretamente os aposentados com mais de 60 anos, especialmente aqueles que aguardavam novidades sobre a chamada revisão da vida toda.
Mas, afinal, o que aconteceu?
Renata Vasconcellos informou que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu novamente rejeitar o retorno da revisão da vida toda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O STF – Supremo Tribunal Federal rejeitou o restabelecimento da revisão da vida toda”, disse Renata Vasconcellos.
Revisão da vida toda do INSS
Esse mecanismo permitiria que os aposentados escolhessem a forma de cálculo mais favorável para a aposentadoria.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em vez de considerar apenas as contribuições feitas após julho de 1994 (quando foi implantado o Plano Real), a revisão incluiria todo o histórico de contribuições do segurado, inclusive anteriores à nova moeda.
Ou seja, isso poderia aumentar o valor do benefício de muitos aposentados, principalmente daqueles que tinham salários mais altos antes de 1994.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outros pontos importantes
No entanto, apesar da decisão de não retomar a revisão da vida toda, o STF determinou que:
- Os aposentados que já conquistaram o direito à revisão em instâncias inferiores da Justiça não precisarão devolver os valores recebidos a mais
- Aqueles que ainda têm processos em andamento não serão obrigados a pagar honorários advocatícios nem outras despesas judiciais, mesmo que a decisão final seja desfavorável
Considerações finais
Em resumo, Renata Vasconcellos trouxe a confirmação de que o STF decidiu não reativar a revisão da vida toda para os aposentados do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Veja mais notícias sobre o INSS clicando aqui.
Como entrar em contato com o INSS?
Por fim, para falar diretamente com um atendente do INSS, o número é 135. O atendimento funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Porém, lembre-se: o INSS não entra em contato por telefone ou e-mail pedindo documentos, fotos, biometria, senhas ou dados bancários.