Renata Vasconcellos traz notícia sobre possível aumento conta de luz
Na última edição do Jornal Nacional, que ocorreu na terça-feira, 17, Renata Vasconcellos trouxe detalhes sobre uma nova proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o telejornal, a âncora explicou que o Congresso Nacional derrubou parte dos vetos feitos pelo presidente a um projeto de lei sobre energia.
Projeto
Primeiramente, a proposta inicial do governo federal tinha como foco estimular a geração de energia eólica em alto mar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ou seja, o objetivo era incentivar fontes renováveis e diversificar a matriz energética brasileira, fato que poderia reduzir a conta de luz.
Derrubada no Congresso
Durante a tramitação no Congresso, parlamentares adicionaram ao texto original vários “jabutis”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os jabutis são artigos que não correspondem ao tema original do texto, foram acrescentados pelos parlamentares durante a tramitação, de acordo com o portal G1.
Entre os itens, está a obrigatoriedade de contratação de energia gerada por pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente Lula chegou a vetar esses trechos por considerar que eles poderiam aumentar o custo da energia para os consumidores.
No entanto, deputados e senadores derrubaram esse veto. Ou seja, agora esses pontos passam a valer como lei e podem encarecer a conta de luz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Um dos pontos retomados pelos parlamentares é a obrigação de contratar energia de pequenas centrais hidrelétricas, o que, segundo o governo, encarece o preço da energia”, disse Renata Vasconcellos.
Aumento na conta de luz
Com a decisão, o governo federal e especialistas do setor elétrico alertam que haverá impacto direto no bolso da população.
De acordo com informações de Renata Vasconcellos, a derrubada dos vetos pode gerar um reajuste de até 3,5% nas contas de luz.
A obrigatoriedade de contratar energia de PCHs pode encarecer o sistema elétrico, pois essas fontes geralmente possuem custo mais alto em comparação com outras formas de geração renovável.
Frente Nacional dos Consumidores de Energia
Além disso, a Frente Nacional dos Consumidores de Energia (FNCE) criticou a decisão do Congresso.
Desse modo, a FNCE visa entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter os efeitos da nova lei.
“Ao derrubar os vetos da lei, o Congresso torna-se responsável pelo aumento na conta de luz dos brasileiros e por instalar o caos definitivo no setor elétrico. Com os jabutis em vigor, a perspectiva é de que haja retração na geração de energias renováveis. Pior é constatar que a lei criada para explorar o potencial eólico nacional aumentará os cortes em usinas solares e eólicas, inclusive nas que vierem a se instalar no mar. Maior impertinência temática, impossível”, disse a frente.