Repórter da Globo acaba sofrendo ataques em meio a protesto
Na tarde de ontem, segunda-feira (21), o repórter da emissora Globo Minas, André Junqueira, foi hostilizado por manifestantes enquanto tentava cobrir a manifestação das forças de segurança de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os homens que estavam participando do evento impediram o profissional de produzir a reportagem que iria ao ar nos telejornais da emissora Globo.
Tanto o repórter cinematográfico quanto o jornalista receberam várias ameaças e intimidações enquanto estavam gravando a reportagem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afonso Borges, colunista do site ‘O Globo’, usou seu perfil oficial no Twitter para denunciar os ataques feitos contra seu colega de profissão.
Veja a publicação completa:
Meu irrestrito apoio e solidariedade ao colega jornalista #AndréJunqueira pelas hostilidades e violência que integrantes da @pmmg190 e @Bombeiros_MG praticaram contra ele, hoje. @g1mg #Globominas @g1 pic.twitter.com/14Knc2Q8GJ
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
— Afonso Borges (@afonsoborges) February 21, 2022
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No vídeo é possível ouvir homens xingando e acusando a Globo de fazer manipulação.
“Sai daqui filho da p***, filma o Zema [Governador Romeu], vai filmar a casa do car***o”, diziam alguns deles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Assim como outros que também falavam: “Fazer mer**. Globo só faz merd@. Se não fosse manipuladora, não teria nada disso. Aqui não. Fora”.
Vale ressaltar que não se sabe ainda quem são os responsáveis pelos insultos, se poderiam ser agentes que reivindicavam aumento salarial.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
Além disso, também é possível ouvir o repórter André Junqueira, implorando a um policial o ajudasse.
“Não deixe acontecer isso não, vocês são policiais”, pediu o repórter. Uma moça, ao ouvir isso disse: “Aqui é manifestação de polícia, não tem bandido no nosso meio não”.
Na mesma hora, um homem que também não foi identificado questionou o motivo do jornalista na manifestação e ao responder, o jornalista foi repreendido e expulso.
SOBRE NOTA DE REPÚDIO DIVULGADA
Em uma nota divulgada à imprensa, a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e o SJPMG (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais) divulgaram uma nota de repúdio sobre a violência sofrida pelo jornalista André Junqueira e o repórter cinematográfico.
“Às violências verbais e ameaças praticadas por policiais militares e civis e por bombeiros contra uma equipe da Rede Globo, durante manifestação das categorias. As entidades prestam solidariedade ao jornalista e ao repórter cinematográfico, que tentavam cobrir a manifestação quando foram ofendidos, ameaçados e perseguidos, até serem expulsos por um grupo de manifestantes. É necessário que as autoridades tomem providências para garantir a liberdade de imprensa”.