“Fecharam tudo”: Restaurante popular do RJ é obrigado a fechar as portas após 33 anos na Gestão Cláudio Castro

Um restaurante querido pela população no Rio de Janeiro teve que fechar as portas de maneira forçada neste ano de 2025
Na primeira semana de dezembro desse ano de 2025, um restaurante querido no Rio de Janeiro precisou fechar as portas. Isso tudo durante a gestão do governador Cláudio Castro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O estabelecimento tinha 33 anos de história, contava com uma clientela fiel, mas isso não foi o suficiente para mantê-lo aberto.
De acordo com o portal ‘O Globo’, o restaurante Tropicana, localizado na Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, fechou no último dia 3 de dezembro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O fechamento aconteceu após uma ação do Exército, que afirmou que o estabelecimento estava dentro da área militar, sem tempo para reação judicial.
A gerente operacional do Tropicana, Thalia Rodrigues, comentou como tudo isso aconteceu, surgindo um novo processo na Vara Federal.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
“Existem processos antigos na Vara Estadual, e agora surgiu um processo na Vara Federal que fez com que a gente não tivesse tempo de conseguir uma liminar”, começou ela.
Em seguida, comentou que a informação de demolição era falsa, mas que eles ficaram sem onde ter que trabalhar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Eles chegaram lá e fecharam tudo. Não houve demolição, mas fomos retirados sem ter mais onde trabalhar“, lamentou Thalia Rodrigues.

Tropicana tinha 33 anos de história
O restaurante Tropicana tinha 33 anos de história e no mesmo local, atraindo uma clientela fiel da região e sempre mantinha suas mesas cheias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vinícius Couto, gestor do estabelecimento, comentou que o conflito com o Exército começou em 2023.
“Em 2023 recebemos a primeira notificação. O Exército entrou com um pedido de reintegração de posse. Apresentamos toda a documentação que comprova nossa presença desde 1994 aqui”, afirmou ele.
Em seguida, revelou que estão aguardando o julgamento em segunda instância, para quem sabe recuperar olocal.
“A ação foi protocolada em agosto, a decisão de primeira instância saiu em outubro e a reintegração foi cumprida agora em dezembro. Já recorremos e aguardamos o julgamento na segunda instância”, finalizou Vinícius Couto.
O que diz o Exército sobre o Tropicana
O Exército informou que a ação foi por parte do Centro Tecnológico do Exército, que realizou uma reintegração de posse de área.
“Trata-se de um estabelecimento comercial (Restaurante Tropicana) situado em área de proteção ambiental (Reserva de Guaratiba – RBG)”, disse em nota.
Por fim, afirmaram que todo o processo aconteceu de acordo com a lei e apenas cumpriram aquilo determinado pela justiça.
“Toda a ação ocorreu em observância às leis vigentes e ao devido processo legal, visando à preservação do patrimônio da União”, finalizou o Exército.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Gabriel Amaral
Gabriel Amaral é graduado em jornalismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, em 2021 e atua como redator e coordenador do TV Foco, especializado em Esportes desde 2022. Possui ampla experiência na cobertura de programas esportivos e publica matérias com foco em futebol, dos principais clubes do Brasil e do Mundo. Contato gabriel.amaral@otvfoco.com.br