Quebra, portas fechadas e ressureição: Restaurante nº 1 de SP tem volta da falência anunciada após 150 anos

Um dos estabelecimentos gastronômicos mais tradicionais da capital paulista acaba de anunciar possível volta após quebra
Fundado ainda em 1875, um dos mais antigos e tradicionais pontos gastronômicos de São Paulo acaba de ganhar um “sopro” de vida após anunciar fechamento das portas e falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos farando do restaurante Café Girondino, nº 1 da capital, cujo anúncio de fechamento ocorreu na última sexta feira (07).
De acordo com o portal O GLOBO, essa decisão havia sido tomada após uma série de dificuldades em se reerguer financeiramente após a pandemia e a informação veio à público através das redes sociais do próprio estabelecimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inclusive, em entrevista ao portal mencionado, Felipe Nunes, um dos sócios do Girondino, afirma que após o comunicado houve uma comoção geral de clientes para que o fechamento das portas não fosse definitivo.
Empresários também procuraram o estabelecimento para propor planos de retomada, dando esperanças de uma possível ressureição mesmo após a quebra.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Relatos comovidos
Ainda de acordo com Felipe, o estabelecimento recebeu uma série de relatos de frequentadores que conheceram suas esposas, fizeram seu pedido de casamento, foram com a avó pela primeira vez, entee outras.
Como ele mesmo disse: “Histórias lindas e de gente que não quer que a história se perca”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O sócio afirma que desde sexta-feira recebeu propostas de empresáreios e que ele, junto dos demais sócios, pretendem ainda analisar qual se encaixaria melhor ao estabelecimento:
“Não tem nada fechado, até porque isso demanda tempo, mas é da nossa vontade, até pelo fato do Café completar 150 anos ano que vem”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tradição na terra da garoa
Entre os anos de 1875 até 1920, o café funcionou na esquina da Rua 15 de Novembro com a Praça da Sé, aonde na época do Brasil Império era frequentemente visitado pelos barões do café.
O mesmo foi reinaugurado em 1998 na Rua São Bento, em um prédio que pertencia à Santa Casa de Misericórdia e foi construído pelo Metrô como contrapartida pela inauguração da estação São Bento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como mencionamos o Girondino completaria 150 anos em 2025.
O estabelecimento conta com 250 lugares, distribuídos em três andares, e ainda era frequentado por turistas.
Muitos visitantes eram atraídos pelo comércio da rua 25 de Março, mas alguns iam especialmente ao local para conhecer o cardápio e o charmoso café.
Lutando contra a crise
Nas redes sociais, os proprietários informaram que a “pandemia deixou cicatrizes que não curaram”
Porém que não faltou valentia e nem resiliência para se manterem de pé. Segundo relatado por eles, as portas estavam fechadas a quase uma semana e a pretensão é que as mesmas permanecessem assim.
O Café Girondino então finalizou a postagem com agradecimentos : “A todos vocês, que construíram essa linda história com a gente, o nosso muito obrigado.”

Qual outro estabelecimento de São Paulo gerou comoção após o fechamento?
Outro estabelecimento famoso de SP que fechou após problemas enfrentados na pandemia e que conseguiu reabrir as portas com apoio de clientes ou de investidores foi o Bar Balcão, nos Jardins.
Em 2023, a notícia de que o Balcão fecharia em definitivo provocou a mobilização dos frequentadores. A comoção tomou conta das redes sociais, com a hashtag #salveobarbalcão.
Com um enorme balcão que ocupa todo o salão, o bar é ponto de encontro de escritores, jornalistas e artistas plásticos.

Acabou salvo quando a a incorporadora que pretendia comprar o imóvel e outros ao redor desistiu do negócio.
O dono do bar, Francisco Millan, em entrevista concedida à Folha de S.Paulo, em 2023, tratou a mudança de decisão da incorporadora como um milagre, agradecendo pelo negócio não ter sido levado a diante.
Sendo assim, ainda nos resta a esperança de ver o velho e bom Girondino se reerguer e voltar a ser palco de muitas outras histórias lindas acompanhadas com cafés, chás e bolos deliciosos …
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Lennita Lee
Jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.