Retorno do Gol? Volkswagen fatura R$1,5 bi em 50 minutos com novo queridinho

Volkswagen transforma nostalgia em lucro bilionário e vende R$1,5 bilhão em apenas cinquenta minutos com novo modelo
A Volkswagen voltou a dominar os holofotes ao abrir a venda do seu novo modelo, que muitos já apelidaram de “o sucessor espiritual do Gol”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em apenas 50 minutos, a montadora faturou impressionantes R$ 1,5 bilhão, resultado direto de uma estratégia agressiva de marketing e da nostalgia que o modelo desperta no consumidor brasileiro.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em carros e das informações do InfoMoney, detalha agora o sucesso do novo Volkswagen Tera.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Carro da Volkswagen é um verdadeiro sucesso
A Volkswagen iniciou as vendas do SUV compacto Tera no dia 5 de junho de 2025, e encerrou o primeiro dia com números surpreendentes: 12 000 unidades comercializadas em apenas 50 minutos, gerando um faturamento de cerca de R$ 1,5 bilhão.

Contudo, a ação simultânea mobilizou mais de 470 concessionárias por todo o Brasil, reforçando a estratégia da marca de provocar impacto imediato no mercado.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Tera
O desempenho do Tera superou concorrentes diretos desde o lançamento.
Além disso, ele já despontou à frente de modelos como o Fiat Pulse e o Renault Kardian, tanto no volume de vendas quanto na visibilidade, mostrando o acerto da Volkswagen ao posicioná-lo em um nicho competitivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Versões
A versão topo de linha, High, concentrou 41 % das vendas no período inicial, seguida pelas versões Comfort (28 %), MPI (20 %) e TSI MT (11 %).
Contudo, a modalidade MPI de entrada, com motor 1.0 aspirado de 84 cv, foi oferecida por R$ 99 990 nas primeiras 999 unidades, esgotando esse lote e voltando ao preço regular de R$ 103 990.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, a gama de versões do Tera abrange quatro configurações principais, com valores entre R$ 103 990 e R$ 139 990 no momento do lançamento.

O motor turbo 1.0 TSI de 116 cv equipa as versões TSI, Comfort e High, que se diferenciam por itens como câmbio (manual ou automático), rodas, acabamento e tecnologias de assistência.
Características
- Motorização flex: MPI aspirado de 84 cv e TSI turbo de 116 cv.
- Câmbio manual ou automático de seis marchas, conforme a versão.
- Itens de série: painel digital, central multimídia de 10,1″, seis airbags, frenagem autônoma, controle de cruzeiro adaptativo.
- Carroceria de 4,15 m, porta-malas de 350 L, consumo variando de 12,2 km/l a 14,7 km/l com gasolina, segundo o Inmetro.
O Volkswagen é o novo Gol?
O lançamento, que visa repetir os sucessos da linha Fusca e Gol no Brasil, faz parte de uma ofensiva da Volkswagen. Que prevê 17 novos modelos na América do Sul até 2028.
Além disso, o Tera é produzido na fábrica de Taubaté (SP) e já conta com planos de venda em mais de 20 países.

CONCLUSÃO
Por fim, o Tera começa sua trajetória comercial com força máxima e números recordes.
Além disso, o faturamento superior a R$ 1,5 bilhão reforçam a mensagem de que Volkswagen aposta alto no segmento de SUVs compactos.
Porém, o desempenho inicial sinaliza que o modelo reúne os atributos certos para conquistar seu espaço e consolidar-se como referência em seu segmento.
Veja também matéria especial sobre: Opala e +3: Chevrolet ressuscita 4 carros amados no Brasil para aniquilar Fiat e Volkswagen.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Ionara Santna
Me chamo Ionara Santana. Sou estudante de Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Body Piercer e encontrei o amor e a vocação pela redação através do TV FOCO, integrando a equipe desde 2018. Gosto de escrever matérias sobre os mais diversos assuntos da televisão e do mundo das celebridades, principalmente quando se trata de Realities e Novelas. Minha meta é trazer notícias rápidas e objetivas. Minhas redes sociais são: Email: Ionara.santana@otvfoco.com.br