Reviravolta do Bolsa Família: Saída de 45% dos beneficiários do programa acaba de ser anunciada nesta terça

Pesquisa revela que o Programa social concedido pelo Governo teve uma baixa no número de beneficiários, mas o motivo é animador
Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com o Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (IMDS) trouxe informações relevantes sobre a primeira geração de beneficiários do programa Bolsa Família.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisa revela que 45% dos beneficiários deixaram o Bolsa Família (Imagem Reprodução Internet)
O estudo, parte das comemorações dos 20 anos do programa, analisou a trajetória desses beneficiários desde sua infância até a idade adulta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados revelaram que a maioria das pessoas que participaram da primeira geração do Bolsa Família, entre as idades de 7 e 16 anos até dezembro de 2005, conseguiu, ao atingir a idade adulta, deixar o Cadastro Único do governo federal e, consequentemente, parar de receber o auxílio.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
O estudo buscou avaliar a mobilidade social na base da pirâmide social brasileira após a implementação do Bolsa Família, analisando a taxa de emancipação de programas sociais do governo e a entrada desses indivíduos no mercado formal de trabalho.
Dos beneficiários que hoje têm entre 21 e 30 anos, 64% estavam fora do Cadastro Único, que é a base de dados governamental sobre pessoas em situação de pobreza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Destes, 45% conseguiram acessar o mercado de trabalho formal pelo menos uma vez entre 2015 e 2019.

Pesquisa revela que 45% dos beneficiários deixaram o Bolsa Família, programa do Governo Federal (Imagem Reprodução Internet)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o estudo destacou que 20% dos que receberam o benefício na infância e juventude continuaram a recebê-lo, o que sugere uma “relativa mobilidade social na base da distribuição de renda do Brasil para os beneficiários do Bolsa Família”.
O Ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, apresentará esses e outros dados sobre a política pública do Bolsa Família em um evento nesta terça-feira (26), reforçando a importância da análise da mobilidade social e das mudanças na vida dos beneficiários ao longo das duas décadas do programa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quantas pessoas estão inscritas no Bolsa Família?
Segundo um levantamento do Governo Federal, em agosto de 2023 o total de inscritos no Bolsa Família chegou a 21,14 milhões de brasileiros.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Fernanda Sermuknis
Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo das novelas e dos realities, adoro escrever sobre tudo o que acontece nas tramas, fazer resumo de capítulos e das conversas e brigas entre os confinados. Amo animais e viajar. Minha rede social: @fe.muknis