Cuidado com o que pede: Revisão do INSS pode reduzir ou cortar seu benefício

Já pensou em pedir uma revisão do INSS? Mas, só peça quando tiver certeza. Pois, ao invés do valor disparar, ele pode reduzir

20/11/2025 18h25

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Benefício do INSS - Foto: Montagem

Já pensou em pedir uma revisão do INSS para garantir um aumento? Mas, só peça quando tiver certeza. Pois, ao invés do valor disparar, ele pode reduzir

Não precisa ser um grande especialista no assunto para concluir que todos os trabalhadores brasileiros sonham com a aposentadoria do INSS. O que muitos não sabem é que é possível aumentar esse valor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tanto que nessa matéria, daremos um recado para os aposentados e pensionistas que se sentem incomodados com os valores que recebem. Muita gente acha que deveria estar ganhando mais.

Para quem não sabe, estamos falando sobre a Revisão de Aposentadoria. Trata-se de uma solicitação que pode ser feita pelo segurado do INSS para corrigir possíveis erros na concessão de seu benefício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do jornal Extra, antes de entrar com qualquer pedido, é preciso fazer cálculos, pois há casos em que o efeito pode ser reverso. Ao invés de aumentar, faz é diminuir o valor.

Por conta disso, é muito importante reunir documentos como carteiras de trabalho, carnês de contribuição, contratos de trabalho, cartas de concessão de benefícios e extratos de pagamento.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Revisão da vida toda do INSS – Foto: Montagem

Uma das formas de solicitar é se o INSS não considerou corretamente todo o período trabalhado ou contribuições realizadas. Além disso, existem também atividades especiais não consideradas.

Os segurados que exerceram atividades que dão direito à aposentadoria especial, mas elas acabaram não sendo consideradas. Outro ponto são as mudanças na legislação que beneficiem o segurado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

São comuns, também, os casos em que a pessoa tinha atividades concomitantes, ou seja, trabalhou simultaneamente em dois empregos, mas o INSS considerou o valor das contribuições de apenas um.

Como pedir a revisão da aposentadoria?

  • Documentos de identificação: (RG, CNH ou carteira de trabalho) e CPF do titular;
  • Número do benefício;
  • Se houver representação legal, será necessária a documentação pertinente (procuração, termo de tutela/curatela);
  • Carteiras de trabalho, carnês de recolhimento, contratos de trabalho, contracheques, laudos que atestem a atividade especial;
  • Extratos de pagamento de auxílio-doença ou salário-maternidade;
  • Carta de concessão do benefício para entender quais dados acabaram sendo usados no cálculo inicial. A emissão do documento ocorrer pelo aplicativo ou o site Meu INSS. Também pode ser requerido numa agência da Previdência Social.

Por fim, confira mais notícias sobre o INSS clicando aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Kelly Araújo é formada em Biologia pelo IFCE. Desde 2014, escreve sobre televisão, bastidores da fama, celebridades e reality shows. Apaixonada por esse universo, acompanha de perto tudo o que movimenta o mundo dos famosos nas redes sociais.Com ampla experiência em produção de conteúdo para o público digital, integra a equipe do TV Foco, contribuindo com matérias que misturam informação, curiosidade e entretenimento.Contato profissional: kelly.araujo@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.