Bônus e revisão garantidos: Lula baixa novo decreto ao INSS em 2025 para assegurar 2 vitórias no Brasil

Presidente Lula (PT) assina novo decreto ao INSS em 2025 com bônus e revisão garantidos para aposentados. Veja os detalhes
Uma nova medida provisória assinada pelo presidente Lula promete destravar a fila de espera do INSS e garantir dois avanços concretos em 2025.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme apurado pelo TV FOCO, de acordo com as informações divulgadas pelo Governo, trata-se de revisões mais rápidas dos benefícios e pagamento de bônus aos servidores que atuarem na força-tarefa.
A Medida Provisória nº 1.296, publicada em edição extra do Diário Oficial da União no dia 15 deste mês, institui o Programa de Gerenciamento de Benefícios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa iniciativa que tem como objetivo acelerar a análise de benefícios previdenciários e assistenciais que estão parados há mais de 45 dias, além de agilizar processos judiciais e exames médicos pendentes.

Revisão garantida para segurados
Com a criação do novo programa, aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS que aguardam por revisões ou reavaliações de benefícios passam a ter prioridade.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Serão contemplados tanto os processos administrativos quanto os judiciais que estão represados, o que representa um grande avanço para quem depende do resultado para garantir seus direitos ou corrigir valores recebidos.
Além disso, o programa também vai atender locais com escassez de perícia médica federal e longos prazos de espera, mais de 30 dias, para agendamento de exames.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bônus para servidores do INSS e peritos
Para acelerar o andamento dos processos, o governo vai recompensar financeiramente os servidores que atuarem nessa frente de trabalho. Os valores dos bônus por produtividade ficaram definidos da seguinte forma:
- R$ 68,00 por processo concluído para servidores do INSS;
- R$ 75,00 por perícia ou análise documental finalizada por peritos médicos federais.

Os pagamentos, no entanto, seguem algumas condições. Sendo que, só terão direito ao bônus os profissionais que estiverem com o trabalho regular em dia, com metas de desempenho cumpridas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Servidores em greve ou que estejam compensando horas não poderão participar. Os valores não serão incorporados aos salários e dependem da disponibilidade orçamentária do governo.
Programa com validade de 12 meses
A MP nº 1.296 terá validade inicial de 12 meses, podendo acabar sendo prorrogada uma única vez, desde que não ultrapasse 31 de dezembro de 2026.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A expectativa é que essa ação tenha impacto direto na qualidade do serviço prestado à população e reduza o tempo de espera por decisões.
Os detalhes sobre adesão dos servidores, metas e limites de pagamento ainda serão definidos em uma portaria conjunta dos Ministérios da Previdência, da Gestão e da Casa Civil.

Considerações finais
- Em suma, com essa medida, o governo Lula busca duas vitórias em uma única canetada.
- Sendo elas, valorizar os servidores que atuam na linha de frente do INSS e garantir mais agilidade para quem depende dos benefícios previdenciários e assistenciais.
- Assim, garantindo menos fila, mais eficiência e reconhecimento aos profissionais públicos.
Por fim, veja mais informações sobre o Instituto clicando aqui.
Quando o INSS passou a existir?
O INSS, um dos principais programas do governo, voltado para aposentados e trabalhadores de carteira assinada, surgiu no dia 27 de junho de 1990.
De acordo com o portal ‘O Globo’, mais de 40 milhões de aposentados e pensionistas estão sendo agraciados com esse pagamento, neste ano de 2025.
NOTÍCIAS DE PARCEIROS
Autor(a):
Larissa Caixeta
Larissa Caixeta é redatora no TV Foco desde 2023 e atua na produção de conteúdos voltados aos bastidores da TV, ao universo das celebridades, ao futebol e aos principais acontecimentos do momento. Além disso, também se dedica à cobertura de temas de interesse público, como benefícios sociais, beleza, saúde e assuntos que impactam diretamente o dia a dia do leitor. Desenvolve seu trabalho com responsabilidade e precisão, sempre em sintonia com o que acontece no Brasil e no mundo. Contato: larissa.caixeta@otvfoco.com.br